Casal do Crato comemora 75 anos de união (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Compartilhe!

Setenta e cinco anos de casados e uma família com 180 pessoas, entre filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Assim é a vida dos agricultores Maria Ducarmo Silva, de 90 anos e Pedro Pereira da Silva, de 100. Os dois são moradores do Sítio Muquém, no município de Crato, no sul do Ceará. Dona Ducarmo e seu Pedro casaram jovens, ela com 15; e ele, com 25 anos.

“A gente dançou a noite toda e no outro dia fomos pra casa, aí foi bom mesmo”, conta a agricultora sobre o dia do casamento.

Da união nasceram 11 filhos, 71 netos, 86 bisnetos e 12 tataranetos. O casal pode até perder as contas, mas reconhece cada um e tem na família o maior patrimônio. Para criar os filhos, o casal precisou trocar a cidade pelo campo. “A gente plantava tudo: feijão, milho, mandioca”, conta o agricultor.

Foi com a agricultura que o casal sustentou a família, e os filhos ajudavam no trabalho. “A gente ia para a roça trabalhar com eles, almoçava e de tarde voltava”, conta Maria Isabel Moreira de Almeida, filha mais velha que nasceu quando dona Ducarmo tinha apenas 16 anos.

Reunião de família

70c
Da união nasceram 11 filhos, 71 netos, 86 bisnetos e 12 trinetos (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

O domingo é dia de reunir a família Silva. Como todos moram nas proximidades, a reunião se dá no sítio dos pais e vira uma verdadeira festa. Dona Ducarmo é a primeira a colocar a mão na massa na hora de preparar o almoço no fogão à lenha. “Aqui fica um monte de panela. É filha, neta, todo mundo cozinhando”, conta.

No encontro, os filhos agradecem a educação e o exemplo de vida dado pelo casal. O sonho dos dois agora e completar 80 anos de casamento e ainda ver a família crescer. Tudo isso com um importante ingrediente para uma vida saudável e feliz: o amor.

G1 CE

Deixe seu comentário