Compartilhe!

e11521fb11a154a3bab51ee8edd4189dDiante das orientações do Ministério da Saúde reforçando a atenção para quem vai viajar para as áreas de risco de contaminação de Febre Amarela, a 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos atendeu 115  pessoas para vacina de Febre Amarela apenas nesta quarta feira, 17. O número é quatro vezes maior que o registrado na última segunda-feira, o outro dia da semana destinado a esse serviço. A grande procura tem sido por pessoas que têm destino agendado para de São Paulo, Rio de Janeiro, Minias Gerais, Curitiba, Rio Grande do Sul e Bahia, áreas que vem recebendo atenção especial do Ministério da Saúde. A coordenadora regional de imunização, Socorro Guedes, diante tal demanda, já solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) mais um lote de vacina contra febre amarela.

O Brasil registrou 35 casos da doença de julho de 2017 a 14 de janeiro deste ano. Os casos envolvem, principalmente, a região Sudeste e são de residentes em zonas rurais ou que tiveram contato com áreas silvestres por motivos de trabalho ou lazer. Ao todo, foram notificados 470 casos suspeitos, sendo que 145 permanecem em investigação e 290 foram descartados. A Paraíba nunca registrou nenhum caso da doença.

 A fisioterapeuta Danielly Oliveira, mineira, mas residente em Patos, irá a Congonhas-MG visitar amigos. Fala da necessidade de estar imune contra a febre amarela. “É importante a prevenção, viajar sem a preocupação de contrair a doneça”, comenta.

As pessoas que buscam na 6ª Gerência Regional de Saúde em busca da vacina contra a febre amarela têm que apresentar comprovante que irá para a áreas de risco, a exemplo de passagem. Em relação às pessoas que vão de carro próprio, a Gerência solicita uma declaração constando os dados pessoais, endereço, destino e placa do veículo. As vacinas são aplicadas nas segundas e quartas, na sede da Gerência regional de Saúde, R. Horácio Nóbrega, S/N, das 08h às 12h e das 13h30 às 16h30. Não é necessário agendamento prévio.

A vacinação para febre amarela é ofertada na rotina dos municípios com recomendação de vacinação nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar uma dose da vacina para estar protegido durante toda a vida.

É importante informar que a febre amarela é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre). O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.

 

PB Notícias

Deixe seu comentário