Compartilhe!

derreis 1O filme Você Conhece Derréis? faz um recorte na vida de um artista popular da cidade de Patos, sertão paraibano, durante um dia de festividade junina. Trata-se de uma homenagem a esse multi-artista que segue na invisibilidade, embora possua um talento sobrenatural. Mas, também, trata-se de uma reflexão acerca de como tratamos a nossa cultura popular, tão nossa e tão rica, deixando em stand by, enquanto domina uma cultura de mercado que envolve a cidade e os meios de comunicação e promoção cultural populares no interior do Brasil. Trata-se de um convite para pensar nosso folclore e nossos artistas que não alcançaram o interesse monetário e seguem invisíveis.

O roteiro foi desenvolvido durante o V Jabre (Laboratório para Jovens Roteiristas da UFPB) não recebeu nenhum incentivo financeiro, foi todo produzido de maneira colaborativa. O curta-metragem foi lançado em Patos durante as festividades do dia da cidade, 24 de outubro de 2017, promovido pela Prefeitura Municipal e iniciou uma carreira de festivais com certo sucesso, apesar do pouco tempo. Já foi exibido, além da Paraíba, nos estados de Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e esse mês em Minas Gerais.

A equipe ficou muito feliz com a surpresa de ter sido selecionado para a 21ª Mostra de Tiradentes, um dos festivais mais importantes do país. Da Paraíba, apenas Derréis e o longa metragem Rebento de André Morais estão na programação. A exibição acontece no dia 23 de janeiro, na Mostra Praça, um patrocínio do BNDS.

Até agora participou dos festivais: Cine Congo (Congo – PB), Poesia Na Tela (Tabira – PE), Festival de Filmes de Faina (Faina – GO), Cine Canoa (Canoa Quebrada – CE), Mostra CCBNB de Filmes Paraibanos (Sousa – PB), Cine Verão (RN).

A diretora Veruza Guedes pretende circular em festivais durante todo o ano de 2018, cumprindo o objetivo principal do projeto que é mostrar ao mundo que no sertão paraibano tem um multi artista de valoroso talento que segue na invisibilidade, tornando-o conhecido o mais longe que puder alcançar. Desejo antigo que se concretiza de forma satisfatória, pois, apesar de não ter fins lucrativos, acredita que o ganho artístico para Derréis será de grande valor. Mas, além de homenageá-lo em vida, como era o sonho dele, também aproveita para provocar uma reflexão acerca do quanto estamos todos (poder público, privado e sociedade) relegando a nossa cultura popular ao ostracismo.

 

Assessoria

Deixe seu comentário