Vendedor de Ribeirão Claro ficou impressionado com o fenômeno (Foto: André Luiz Nassif/Arquivo pessoal)
Compartilhe!

O vendedor autônomo André Luiz Nassif, de Ribeirão Claro, no norte do Paraná, filmou e fotografou uma nuvem colorida no céu da cidade no domingo (28). Segundo ele, o fenômeno durou cerca de 30 minutos e depois se dispersou.

“Foi muito bonito. Nunca vi algo parecido. O pessoal que estava em um restaurante chegou a parar de comer e saiu para ver”, conta.

Nassif estava trabalhando em uma fazenda que atende turistas que vão até a região para conhecer o Morro do Gavião. Ele relata que o clima estava bem quente naquele dia. Segundo o vendedor, logo depois da nuvem colorida surgir no céu, ocorreu uma pancada de chuva e voltou a fazer sol.

Explicação

A Somar Meteorologia explicou que o fenômeno é chamado de irisação e ocorre devido à decomposição da luz solar em sete cores do arco-íris. Isso se dá porque a luz incide em cristais de gelo da nuvem ou de partículas na atmosfera.

Há uma dispersão de luz solar na atmosfera e, em alguns momentos do dia, o ângulo entre o sol e o horizonte é inferior a 10%, de modo que a luz do sol apresenta tais cores.

A Somar detalha ainda que, no caso do flagra em Ribeirão Claro, há a presença de nuvens do tipo cirrocumulus (ficam acima dos 6 quilômetros de altura) e de nuvens altocumulus (presente entre 2 e 4 quilômetros de altura). Esses tipos de nuvens estão, geralmente, relacionados com a ocorrência de irisação. Também são conhecidas como nuvem iridescente.

G1 PR

Deixe seu comentário