Superlua fotografada por Jozelio Oliveira no dia 14 de novembro de 2016, em Patos.
Compartilhe!

Neste trinta e um de janeiro de 2018, último dia do mês com uma combinação de três eventos envolvendo a Lua. Teremos uma Superlua, uma Lua Azul e um eclipse lunar.

A Superlua, para quem ainda não sabe, é uma Lua Cheia que acontece quando a Lua atinge a fase de cheia nas proximidades do ponto mais próximo da Terra. A órbita da Lua não é um círculo perfeito, longe disso, e sua distância varia entre 363 mil km (chamado perigeu) e 405 mil km (chamado apogeu). Quando a Lua entra na fase de cheia perto do apogeu, chamamos de Lua Cheia do perigeu-sizígia. Não é difícil entender porque o termo Superlua pegou, né?

Numa Superlua, ela realmente fica maior e mais brilhante, mas a diferença em relação a uma Lua Cheia comum é bem pequena, poucas pessoas conseguem perceber. O melhor momento para observá-la é quando ela está próximo do horizonte, pois a presença de árvores e edifícios permitem ter uma escala de seu tamanho.

E tem Superluas, mais super que outras? Sim, tem! Se a Lua atinge a cheia exatamente no perigeu, temos a maior das Superluas, mas no geral isso acontece em um ponto próximo dele. Veja só a Lua Cheia do dia primeiro deste mês aconteceu quando ela estava a 356.565 km de distância da Terra, nesta segunda Lua Cheia de janeiro ela estará 358.994 km, portanto um pouco mais longe.

Essa será a última Superlua do ano, depois de uma sequência de 3 seguidas, e a próxima deverá ser no dia 21 de janeiro de 2019. Só de curiosidade: quando a Lua atinge a cheia perto do apogeu, o ponto mais distante da sua órbita, temos uma minilua.

Essa Lua cheia vem a ser a segunda do mês de janeiro e ela tem um apelido, Lua Azul. Mas veja, é só um apelido! Ela, de jeito nenhum, ficará azul, nem mesmo um pouquinho. Esse nome deve vir da tradição dos antigos nativos norte-americanos em batizar cada Lua Cheia do ano com um apelido, por exemplo, a de setembro chama-se ‘Lua da Colheita’, a de outubro chama-se ‘Lua da Caça’. A Lua Cheia de janeiro chama-se, por essa tradição, ‘Lua do Lobo’, mas se temos duas Luas Cheias em janeiro como faz? Quem é quem? A primeira é a do Lobo e a segunda fica sendo uma Lua Azul. Ano passado não tivemos nenhuma Lua Azul, mas este ano, além dessa de quarta-feira (dia 31 de março) teremos outra Lua Azul, já que dia primeiro de março terá sido uma Lua Cheia também.

 

Por Cássio Barbosa – G1

 

Deixe seu comentário