Compartilhe!
Alexandre Almeida João Pessoa PB
Alexandre Almeida – João Pessoa, PB

O apagão dessa quarta feira, 21 de março, trouxe transtornos para muita gente no Norte e Nordeste, mas um apagão assim não traz só transtorno e prejuízo. Existe uma beleza por trás da falta de luz que poucos conseguem perceber. Para quem souber aproveitar, é um excelente momento para relaxar, curtir a família, se desligar um pouco da tecnologia e quem sabe, contemplar o céu estrelado.

Estima-se que cerca de 80% da população mundial jamais teve a chance de ter uma visão clara da Via Láctea. Isso ocorre porque a enorme quantidade de luz produzida pelas nossas cidades, ofuscam nossa visão e não nos permite ver o brilho tênue das estrelas mais fracas e mais distantes.

Arthur Neves Araújo Taperoá PB
Arthur Neves Araújo – Taperoá, PB

Em 1994, ocorreu um fato interessante nos Estados Unidos. Um grande terremoto atingiu Los Angeles causando apagões em toda a cidade. Durante esse período, várias pessoas ligaram para o serviço de emergência para alertar sobre uma estranha nuvem prateada acima da cidade. Eles estavam, de fato, vendo a Via Láctea pela primeira vez.

Na Paraíba, existe um grupo muito de pessoas que se reúnem anualmente para praticar a astrofotografia na zona rural da Cidade de Maturéia, Sertão do Estado. É um momento único em que se pode contemplar a escuridão do céu e a imensidão do universo. O encontro ocorre sempre no segundo semestre do ano, em noites de Lua Nova, quando a possibilidade de chuva é menor e o céu é mais escuro ainda. As fotografias produzidas nesse encontro são sempre de tirar o fôlego.

Pois bem, nesta quarta, este grupo e outros fotógrafos atentos, tiveram uma oportunidade rara. Puderam praticar um pouco da astrofotografia a partir de sua cidade. O resultado são fotos incríveis de beleza única, e que só podem ser feitas em momentos assim. Enquanto muitos lamentam a falta de luz, alguns aproveitam.

 

Marcelo Zurita – (83) 99926-1152
APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
Asteroid Day Brasil – Coordenação Regional Nordeste
Deixe seu comentário