Patos na noite de ontem (quarta, 22). Foto: Maria de Fátima Amorim
Compartilhe!

Todos os 223 municípios do estado da Paraíba sofreram um apagão energético na tarde desta quarta-feira (21), a partir das 15h48. O fornecimento de energia em toda a Paraíba foi restabelecido por completo às 20h40 desta quarta-feira (21), após cinco horas de apagão, segundo informou a concessionária de energia do estado, a Energisa.

Segundo a concessionária de energia do estado, a Energisa, um problema técnico na Usina de Belomonte suspendeu o abastecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste.

Com a queda de energia, semáforos apagaram e o desligamento causou congestionamentos nas principais vias de João Pessoa e Campina Grande. Escolas e empresas liberaram estudantes e funcionários mais cedo, causando ainda mais trânsito.

Também foram registrados problemas nos serviços de internet e telefonia. O G1 entrou em contato com as empresas que atendem o estado. Claro e Vivo informaram que estão avaliando a situação para dar uma resposta. A reportagem não conseguiu contato com a Oi.

A TIM informou que alguns clientes nos estados do Nordeste poderão encontrar dificuldades para utilização de seus serviços devido à falta de energia elétrica que afeta a região. Técnicos da companhia trabalham para normalizar a prestação dos serviços, tão logo seja possível.

Segundo o Centro de Controle de Operações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, em João Pessoa, a circulação do transporte entre a capital, Cabedelo e Santa Rita será encerrada às 18h40, pois as estações não contam com um sistema de iluminação de emergência. Os últimos trens partem das outras cidades às 18h10 rumo à estação de João Pessoa. Ainda de acordo com o Centro de Controle, para essa última viagem, a população não vai pagar passagem, uma vez que, por medida de segurança, os funcionários foram liberados e, portanto, os portões das estações estarão abertos.

Conforme nota da Energisa, a queda “foi causada por um teste realizado numa linha de transmissão que está sendo construída. As informações são do Ministério das Minas e Energia que comunicou também que o restabelecimento está sendo gradual”.

Apagão em 13 estados

Além da Paraíba, municípios de ao menos outros 12 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam queda de energia: Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

Leia a íntegra da nota do ONS:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

G1 PB

Foto:  Maria de Fátima Amorim

Deixe seu comentário