Compartilhe!
Maranhão 2
BR-135, momentos antes de ser completamente cortada pela água (Foto: Divulgação/PRF-MA)

Por conta do grande volume de chuvas que atinge o Maranhão nos últimos dias, 17 municípios estão em estado de calamidade e sete municípios declararam situação de emergência. Os municípios de Marajá do Sena, Presidente Vargas, Brejo, Pedreiras, Lago dos Rodrigues, São João do Sóter e Trizidela do Vale estão sendo monitorados pela Defesa Civil Estadual. Cerca de 850 famílias estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil.

O nível dos rios Itapecuru e Mearim, os dois principais rios do estado, chegaram a subir quase cinco metros acima do nível normal. Segundo o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem chovido acima da média neste mês e a previsão é que ocorram mais chuvas fortes até o fim de abril.

A média histórica de chuvas no mês de abril é de 476 milímetros, e de acordo com a meteorologia, a previsão é que este número seja ultrapassado. A expectativa é que somente a partir dos meses de maio, junho e julho é que tenha uma diminuição no volume de chuvas.

Estragos causados pela chuva no estado

As chuvas causaram estragos no município de Estreito, a 750 km de São Luís. Nesta quinta-feira (12), o cemitério municipal amanheceu debaixo de água. Os túmulos foram praticamente encobertos com água que caiu durante a madrugada na região.

G1

Deixe seu comentário