Açude Boqueirão saiu de nível crítico desde a chegada das águas da transposição do São Francisco (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Compartilhe!

Nas últimas 24 horas o açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude Boqueirão, recebeu um aporte de aproximadamente 13,7 milhões de metros cúbicos de água, um volume que representa 90 cm na lâmina d´água. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão de Águas de Paraíba (Aesa), a recarga é considerada a maior dos últimos 12 anos, quando a região Agreste sofreu com a seca.

Ainda conforme dados da Aesa, entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) a capacidade do Boqueirão passou de 105,6 milhões de m³ para 119,4 milhões de m³, passando de 25,6% para 29% da sua capacidade total. No sábado (14), pelo menos 11 açudes sangraram no interior da Paraíba.

O açude Cachoeira dos Alves, que abastece o município de Itaporanga, atingiu mais de 10,8 milhões de metros cúbicos, chegando a 102% da sua capacidade total. Esse é um dos 11 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) que estão com o volume acima da sua capacidade total. O açude de Itaporanga não transbordava há oito anos.

Além do açude Cachoeira dos Alves, estão transbordando na Paraíba os açudes de Araçagi, Carrapateira, Cachoeira dos Índios, Serra Grande, Mari, São José de Caiana, São José de Piranhas, Monteiro, Diamante e Taperoá. Segundo a Aesa, são 44 reservatórios com capacidade superior a 20% do volume total, 44 com menos de 20%, em observação e 28 em situação crítica, com menos de 5% da capacidade total.

G1 PB

Deixe seu comentário