Compartilhe!
Toinho 1
Homenageado pelo Coronel Campos, então comandante do 3° BPM em Patos em 2016

Morreu de parada cardíaca, por volta das 14 horas desta sexta-feira, 20/04, no Hospital Regional de Patos, o empresário e aposentado Antônio Alves da Silva, conhecido como Toinho da Farmácia, popular muito conhecido e querido na cidade de Mãe D’água. Tinha 78 anos.

Ele nasceu em Panelas-PE e com 12 anos teve paralisia, dificultando muito os movimentos. Seu problema físico evoluiu e aos 16 anos já não andava.  Tinha deficiência nos membros superiores, nos membros inferiores e no tronco.

Em agosto de 1977, com 37 anos, foi morar com a família no município de Mãe D’água-PB

Toinho estudou só até o terceiro ano do primeiro grau, correspondente hoje ao terceiro ano do ensino fundamental e fez um curso de contabilidade pelo rádio.

Segundo os amigos ele era um empreendedor nato. Em Mãe D’água  seu primeiro empreendimento foi uma farmácia,  registrada como “Posto de Medicamento  Santo Antônio” e atualmente era proprietário do Armarinho Santo Antônio.

Toinho 9
Com a família.

Em Mãe D’água ele impressionava a todos pela inteligência. Era atualizado em todos os assuntos “Era amigo de todos. Carinhoso, atencioso. Gostava de conversar com todo mundo. Não tinha graduação, mas debatia qualquer assunto, dos mais antigos aos mais atuais. Era uma mente brilhante e uma pessoa bastante solidária, que se preocupava com o próximo”, disse a Sílvia Alves Canuto, assistente social e subsecretária de Assistência Social em Mãe D’água.

Toinho da Farmácia era aposentado desde jovem por conta da deficiência física. Era solteiro, não tinha filhos, e era ajudado por sua irmã Joana Darc, conhecida como Nega. No Armarinho tinha uma funcionária que o ajudava.

Usou cadeira de rodas durante um tempo, mas vivia mesmo era numa rede. Era onde ele gostava de ficar e conversar com as pessoas que o visitavam.

Sua morte enlutou a cidade de Mãe D’água.

O corpo está sendo velado em Mãe D’água, na Rua Luiz Furtado de Figueiredo e será sepultado amanhã às 16 hs no Cemitério da cidade.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário