Compartilhe!

O deputado federal Hugo Motta esteve reunido no último sábado, 21, com o Grupo de Mães TEA (Transtorno do Espectro Autista) Morada do Sol, na cidade de Patos.

Para o parlamentar, ouvir as demandas é essencial para um homem público. “É uma pauta extremamente necessária. Temos uma demanda grande e precisamos ter na sociedade o respeito às famílias, e o poder público tem a obrigação de cuidar dessas pessoas. Vamos levar a pauta ao Congresso Nacional, pois enquanto médico conhecedor dessa demanda e agora ouvindo as mães aqui de Patos fico ainda mais sensibilizado e certo de que os representantes precisam dar atenção especial à essa pauta”, afirmou.

De acordo com Jossely Oliveira, mãe de uma criança autista e componente do Grupo de Mães, o contato com o deputado federal traz esperança para resolução dos problemas enfrentados. “O apoio do deputado é o que precisamos urgentemente. Nós só funcionamos em sociedade se tivermos também o acesso aos nossos representantes. Quando ele senta numa mesa com a gente, conversa e nos ouve, a gente sente que está conectado com o nosso representante. Estamos solicitando, primeiramente, que haja uma identificação e atendimento prioritário em alguns estabelecimentos, porque muitas vezes há um desgaste, pois as crianças com autismo se estressam com o barulho, com multidões, e isso seria dar oportunidade de inserir nossos filhos nos espaços sociais públicos”, relatou.

Jossely Oliveira falou ainda sobre os preconceitos e a falta de conhecimento da população sobre o autismo. “Muitas vezes as crianças autistas quando sofrem uma descarga de estímulos externos e começam a chorar, por exemplo, muita gente pensa que é birra, que os pais não sabem educar, quando, na verdade, a criança é autista. Precisamos incluí-las na vida pública, incluir realmente na sociedade e criar mecanismos eficazes”, concluiu.

 

Assessoria

Deixe seu comentário