Barragem da Farinha na tarde desta segunda, 23/04. Foto: Rildo Alencar
Compartilhe!
rildo
Engenheiro florestal Rildo Alencar na tarde desta segunda, 23/04, fazendo a medição do quanto falta para a Barragem da Farinha transbordar

O engenheiro florestal Rildo Alencar esteve na Barragem da Farinha na tarde desta segunda-feira, 23/04, e fez a medição do quanto falta para a barragem transbordar: “Fiz a medição às 16h30min de hoje e até aquele momento faltavam 1,84 m para a barragem transbordar. Falta muita água ainda”, disse ele.

Até ontem (domingo, 22/04)) faltavam 2,30 metros para a barragem sangrar  e essa medição feita pelo engenheiro Rildo Alencar significa que só no dia de hoje ela pegou 46 centímetros d’água.

E ainda segue pegando muita água. O Rio Farinha teve nesta segunda-feira a sua maior cheia deste ano. Em Salgadinho, onde ele nasce, choveu 87,00 mm. Choveu também em Areia de Baraúnas, Passagem (25,9 mm) e Cacimba de Areia, todos municípios percorridos pelo Rio Farinha.

A última atualização que a Agência Executiva de Gestão das Águas fez em relação ao volume hídrico da Barragem da Farinha em termos de porcentagem foi no dia 19 de abril, quando o manancial alcançou os 50,15% de sua capacidade. De lá para cá não houve atualização e o Rio Farinha segue em cheia e Patos vive a esperança de ver a Barragem da Farinha transbordando, coisa que não acontece há muito tempo.

Não custa lembrar que em meados de fevereiro ela se encontrava seca e hoje já está sendo novamente utilizada no abastecimento de Patos. Sua capacidade de armazenamento é de 25.738.500.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Fotos: Rildo Alencar

Deixe seu comentário