Compartilhe!

Circulou recentemente nas redes sociais uma informação de que a popular Maria Beatriz, conhecida como “Federal”, de aproximadamente 70 anos, estava abandonada em Patos e a Folha Patoense procurou confirmar se a informação procedia.

E não procedia. Meses atrás o tenente reformado Gilson de Holanda Paredes e sua esposa alugaram uma residência para a idosa. A casa fica na Rua Tabelião Manoel Fernandes, no bairro São Sebastião.

Beatriz morou por muitos anos na Rua Francisco Germano, no Bairro Dona Milindra e incomodava os vizinhos porque juntava lixo dentro de casa, provocando fedentina e o surgimento de ratos e insetos. Os vizinhos denunciaram na imprensa e no Ministério Público e, dado o fato de ser uma idosa e ter problemas mentais, o problema demonstrava ser de difícil solução, mas em julho de 2017, aproveitando que a idosa havia saído de casa, a dona do imóvel providenciou que o lixo fosse retirado e o resultado foi impressionante: todo o lixo acumulado por “Federal” em casa encheu cinco caçambas.

Desalojada dessa casa a idosa passou a morar com a senhora Maria Martins da Silva, conhecida como Maria Baixinha, de 92 anos, na Rua Porfírio da Costa, no Bairro de Santo Antônio, mas por seu temperamento difícil acabou tendo que sair e chegou a morar de favor em algumas residências até que finalmente se estabeleceu na casa encontrada pelo tenente Gilson na Rua Tabelião Manoel Fernandes.

Com esse histórico de acumular lixo dentro de casa dessa vez uma precaução foi tomada. Uma vizinha ficou com uma cópia da chave do imóvel e sempre que a idosa sai de casa ela aproveita para fazer uma faxina. Tudo fica limpo a cada dia.

Beatriz costuma sair logo cedo de casa e volta à noite carregada de sacolas, com frutas, restos de comida, roupas que dão a ela e tudo é amontoado em casa, e nada é jogado fora por ela, mas dessa vez os cuidados estão sendo tomados para que a idosa se mantenha num ambiente limpo.

Nesta segunda-feira, 21/05, a vizinha, de nome Joseane Freitas, passou a administrar também o cartão da aposentadoria da idosa, que paga o aluguel e as demais necessidades da idosa. A senhora Jadelmarta Bezerra, esposa do tenente Gilson, no fórum, entregou o cartão da aposentadoria da idosa à vizinha Joseane, e o entendimento de todos é que isso vai facilitar muito as coisas, pois ela sabe de perto o que a idosa precisa em termos de alimentação, vestimentas e remédios.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário