Compartilhe!

DSC 0006

A Secretaria de Saúde de Patos tem intensificado o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, através de ações de prevenção, campanhas educativas e de conscientização. Na manhã desta segunda-feira (21), as equipes da vigilância ambiental e agentes de endemias realizaram uma panfletagem na Praça em frente a igreja de Nossa Senhora de Fátima e nos principais cruzamentos dos Bairros do Belo Horizonte e Novo Horizonte.

A coordenadora de Vigilância Ambiental, Elisângela Queiroz, disse que o município de Patos está com um índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti nada satisfatório, mas que o número de pessoas doentes é extremamente baixo.

DSC 0031“O nosso último Levantamento Rápido de índices de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA) deu bastante alto, sendo 7.3. É através dele que a gente fica sabendo o índice de infestação do mosquito no nosso município. porém, graças a Deus, as doenças em si, as arboviroses, possui apenas casos notificados em Patos, mas comprovados sorologicamente, ou seja, através de exames laboratoriais, não houve nenhum”, destacou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Elisângela Queiroz.

O agente de endemias, Bruno Estefani, disse que estão sendo realizados trabalhos rotineiros de visita domiciliar, onde é feita a inspeção de todos os depósitos com água e o seu tratamento.

“Está sendo feito todo o trabalho intensivo aqui no setor de Belo Horizonte. Quando a gente encontra algum depósito com foco a gente comunica o morador pede para ser feita a eliminação daquele foco ou se não tiver condições de eliminar a gente faz o tratamento, nós também realizamos, inclusive, a borrifação nos locais onde se faz necessário para eliminar os insetos que estão voando no local”, explicou Bruno.

COORDECOM

Deixe seu comentário