Compartilhe!

juizTem ganhado repercussão no estado da Paraíba um vídeo em que um juiz de Direito do município de Sousa aparece empurrando um manifestante durante bloqueio em rodovia, durante protesto contra a alta dos combustíveis. O vídeo foi filmado e divulgado por pessoas que presenciaram o episódio. Nas imagens, o juiz de Direito Agílio Tomaz Marques, juiz substituto da comarca de São João do Rio do Peixe, parece ter perdido a paciência e acaba empurrando e gritando um manifestante. Ele teria sido agredido pelo homem.

De acordo com a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), o juiz teria tido seu carro parado por um dos manifestantes e foi impedido de seguir viagem. Ele teria tido o carro danificado e teria sido ameaçado. No entanto o vídeo mostra apenas o momento em que o juiz discute com o homem, empurrando-o e gritando para que um oficial do Exército prendesse o rapaz e, depois, chamou a Polícia Militar para prender o manifestante.

O manifestante teria usado um capacete para danificar o carro do magistrado. A presidente da AMPB, Aparecida Gadelha, disse que o magistrado neste momento se encontra em júri, por isso não conseguiu ainda conversar com ele e apurar melhor o caso. Mas pelo que foi informada por ele, “o cidadão, além de quebrar o retrovisor dele com o próprio capacete, o agrediu, empurrou o juiz e ameaçou o juiz”, explicou a magistrada.

Segundo ela, o juiz é muito tranquilo, mas é uma pessoa humana e agiu por provocação. “O juiz, assim como qualquer cidadão, pode dar voz de prisão em caso de flagrante delito, ele foi ameaçado”, disse Aparecida.

De acordo com a magistrada, houve uma agressão prévia que deixou-o nervoso. Mas ela destacou quem tem que avaliar qualquer tipo de excesso é o órgão responsável. “Nós temos a Corregedoria de Justiça atuando para isso, para avaliar se ele se excedeu ou não, mas o que a população tem que entender é que aquele foi só um trecho do ocorrido. Houve uma agressão, uma provocação prévia que tirou o juiz do sério”, disse Aparecida, afirmando que a AMPB vai cuidar para que o magistrado tenha direito a ampla defesa e ao contraditório como qualquer cidadão e para que tudo seja apurado.

O manifestante que se envolveu na confusão acabou sendo levado preso pela Polícia Militar.

Veja o vídeo:

Click PB

Deixe seu comentário