Compartilhe!

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos (CHRDJC), referência em urgência e emergência para cerca de 60 municípios da Paraíba, da 3ª e 4ª macro região, vai adotar novos horários e fluxo de visitantes a partir da próxima segunda-feira, dia 18. A medida faz parte de algumas mudanças que estão sendo implementadas com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes e a dinâmica da unidade.

Funcionando há mais de seis décadas, desde o dia 15 de maio, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, passou a ser administrada, por meio de um contrato de pactuação, pela Organização Social Instituto Gerir, e desde então, com o aval da Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo promovidas mudanças visando melhorar a qualidade de atendimento no hospital.

Entre as mudanças está a que diz respeito ao acompanhante. A legislação em vigor determina que menores de 18 anos e pacientes idosos maiores de 60 anos tenham direito a um acompanhante enquanto estiverem internados em unidades de saúde pública. No entanto, e em respeito à adoção de práticas humanizadas, todos os pacientes do Regional de Patos podem ser acompanhados durante todo o período de internação.

Novos horários – As mudanças em relação a horários de visita e fluxo de visitantes que serão adotadas a partir do dia 18, explica a diretora geral do hospital, Liliane Sena, foram pensadas para melhorar a dinâmica da unidade e, sobretudo, para preservar os pacientes.  “Com 114 leitos, cada paciente, atualmente, recebe em média a visita de três pessoas e num universo deste quantitativo de leitos isso significa que temos uma circulação de 342 pessoas de uma só vez, a cada horário de visita. Avaliamos que isso expõe muito os pacientes e eleva o risco de contaminação, por isso decidimos reduzir esse quantitativo, mas sem prejuízos de visitação”, explica a diretora.

Com a mudança, cada paciente poderá receber até duas visitas ao mesmo tempo e não três como antes. “Essa redução, não impede que três ou mais pessoas participem da visita, só que não mais será permitido que isso aconteça simultaneamente”, esclarece Liliane Sena. Essa semana, essa nova dinâmica está sendo divulgada internamente para ser implementada já a partir do próximo dia 18.

Para pacientes das áreas Amarela, Vermelha, UTI e AVC, as visitas pela manhã serão das 11h às 11h30 e, à tarde, das 15h às 15h30. As visitas nas Enfermarias acontecerão pela manhã, das 9h às 10h e, à tarde, das 14h às 15h.

paraiba.pb.gov.br

 

Deixe seu comentário