Foto: FIFA
Compartilhe!

O Brasil não estreava com tropeço em Copas do Mundo fazia 40 anos, mas quebrou o tabu neste domingo (17), na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O time ficou no 1 a 1 com a Suíça, em Rostov, pelo grupo E do Mundial.

Philippe Coutinho abriu o placar, aos 20 minutos do 1º tempo, mas bastou uma desatenção na defesa que o time levou um gol, de Zuber, aos 5 minutos da etapa final. O zagueiro Miranda, que estava à frente do suíço no lance, reclamou de empurrão, mas o árbitro falou que não houve nada.

Mais cedo, a Sérvia derrotou a Costa Rica por 1 a 0. Com isso, os sérvios lideram o grupo E, com 3 pontos. Brasil e Suíça têm 1 e a Costa Rica, nenhum. Na próxima sexta-feira (22), a seleção brasileira enfrenta a Costa Rica, na segunda rodada.

HISTÓRIA

Desde a Copa de 1982, o Brasil sempre estreou com vitórias em Mundiais. O último tropeço foi em 1978, quando a equipe ficou no 1 a 1 com a Suécia. Nas 20 Copas anteriores, o Brasil venceu 16 jogos de estreia, empatou dois (1974 e 1978) e perdeu dois (em 1930 e 1934).

RETROSPECTO

Em Copas do Mundo, Brasil e Suíça só haviam se enfrentado uma vez. Foi em 1950, no primeiro Mundial sediado pelo Brasil. A partida, no Pacaembu (São Paulo), terminou 2 a 2.

ESCALAÇÃO

O Brasil manteve a formação que iniciou o último amistoso pré-Copa, com Philippe Coutinho de armador pelo lado esquerdo – a posição seria de Renato Augusto – e Willian, Gabriel Jesus e Neymar no ataque.

PRIMEIRO TEMPO

A Suíça deu o primeiro chute a gol da partida – Dzemaili mandou por cima – e depois o Brasil dominou territorialmente. Neymar recebia “atenção especial” de Behrami na partida e pouco conseguiu produzir. A Suíça soube proteger bem a área, mas fora dela nem tanto: Philippe Coutinho aproveitou um rebote da zaga e mandou um torpedo no ângulo, abrindo o placar aos 20 minutos. Foi uma das poucas finalizações da partida – quatro do Brasil (apenas uma certa) e duas da Suíça (ambas para fora). A Suíça chegou a ter mais posse de bola (51% a 49%).

SEGUNDO TEMPO

Contudo, no segundo tempo, a Suíça empatou rapidinho, na primeira falha de marcação brasileira. Após escanteio, Zuber subiu sem marcação na pequena área e fez 1 a 1, aos 5 minutos. Os jogadores do Brasil reclamaram que Zuber empurrou Miranda.

Aos 15 minutos, Tite fez a primeira mudança na equipe. Trocou Casemiro (que já tinha cartão amarelo) por Fernandinho. Aos 21, trocou Paulinho por Renato Augusto. O time tentou criar chances, mas não conseguia penetrar na área e as finalizações de longe não levaram perigo.

Aos 34, entrou Roberto Firmino no lugar de Gabriel Jesus no ataque. Nos minutos finais, o Brasil teve quatro boas chances de desempatar, mas não conseguiu.

bemparana.com.br

Deixe seu comentário