Depois de 25 anos o município de Cajazeirinhas, situado na Região de Pombal, volta a produzir algodão. Recentemente o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Zildo Vicente, esteve visitando o agricultor familiar Manoel Gadelha da Nóbrega, conhecido por Manoel Preto, que está realizando a colheita de algodão BRS 286 na comunidade rural de Barrento. Zildo também acompanhou a colheita do algodão BRS 286 do agricultor familiar Sebastião Bezerra dos Santos, conhecido por Dedé de Elizeu, desta vez na comunidade rural da Serraria.
Outro agricultor que plantou e está colhendo algodão é o senhor Francisco Ismael dos Santos, no Sítio Vinha, que também já está realizando a colheita.
Este ano Cajazeirinhas registrou chuvas acima da média e os agricultores retornaram com o plantio do algodão, uma cultura que não era praticada desde o começo da década de 80. O algodão, que era o produto agrícola mais forte do Nordeste, foi exterminado pela praga do bicudo. Mais de 20 anos depois e o algodão está de volta. ”Hoje, graças às chuvas e à agricultura familiar o homem do cmapo em Cajazeirinhas vive uma realidade muito melhor”, disse Zildo.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com