Compartilhe!

DSC 0341 2Filho de Francisco Guedes Maria e Benigna Maria da Conceição, o patoense Venâncio Guedes da Silva, membro da igreja Missão Restaurar Vidas, completou 101 anos de idade no dia 24 de junho.

Venâncio tem raízes firmadas no distrito de Santa Gertrudes, mais precisamente no Sítio Trincheiras e nasceu em 1917, ano em que Patos completou 14 anos de elevação à categoria de cidade.

Membro de uma família numerosa, fruto da união de seus pais, Francisco e Benigna, sr. Venâncio tinha ao todo 11 irmãos, oito deles homens: João Guedes, (o mais velho), Miguel, pai do ex-prefeito de São José do Bonfim, José Ednaldo Guedes (Naldinho), Chicó, Zé Guedes, Antônio Guedes, (pai do empresário Luís Guedes Sobrinho), Luiz, Berto e Vicente, além das irmãs Maria, esposa de Manoel Xixi, personalidade conhecida pela comunidade de Santa Gertrudes, Nenên e Chiquinha.

DSC 0471 CopiaNo período de 13 de outubro de 1971 a 30 de junho de 2008, foi casado com Maria Joca Vieira, relacionamento que proporcionou o nascimento dos filhos Francisco Vieira Guedes, Maria José Vieira Guedes, Edmilson Vieira Guedes, José Vieira Guedes, (falecido), Maria de Lourdes Guedes, (falecida), Severino Vieira Guedes, Isabel Vieira Guedes, Maria de Fátima Ramalho, Joanita Guedes Barbosa, Creusa Guedes da Costa, Nair Guedes e Neuzeni Vieira Guedes, num total de doze filhos.

Segundo informações de Joanita Guedes Barbosa, filha de sr. Venâncio e atualmente responsável pela maior parte dos cuidados do aposentado centenário, toda a descendência multiplicada alcançou um total de 43 netos, 33 bisnetos e 2 trinetos, fruto dos relacionamentos consolidados entre as várias gerações. “Ele tem uma vida muito mais além do que se poderia imaginar a uma pessoa com tanta idade”, disse Joanita.

Em 1920, quando tinha apenas três anos de idade, sr. Venâncio viu o Município com 19.901 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística-IBGE e de lá para cá, sr. Venâncio pode ver Patos passar pelo processo de desenvolvimento ao longo de várias décadas. Atualmente, ainda estão vivas as lembranças da cidade desde a época da antiga feira que acontecia na atual Praça Edvaldo Mota, e do surgimento de templos históricos como a igreja Catedral da cidade.

José Barbosa da Silva, genro de Sr. Venâncio, afirmou que mesmo com mais de um século de vida, o aposentado ainda consegue exercer pequenas atividades em casa, a exemplo de separar o feijão verde recebido do campo, bem como conversar com parentes e amigos que o visitam. Batizado há cerca de cinco anos na Missão Restaurar Vidas, Venâncio Guedes participa da Santa Ceia e também consegue frequentar a igreja na companhia de seus familiares. “Apesar da idade, já vimos muitos momentos em que a sua lembrança nos deixa impressionados”, afirmou.

No último censo do IBGE realizado em 2010, Patos tinha apenas seis habitantes com mais de 100 anos de idade, quando Venâncio tinha 93 anos. No dia 24/6/2018, o aposentado recebeu parte da família para comemorar a passagem desta data tão importante e vivenciada por poucos.

Boas Novas

Deixe seu comentário