Compartilhe!

Nenhuma autoridade política se destacou tanto na Copa do Mundo 2018 quanto Kolinda Grabar-Kitarovic, a presidente da Croácia – até o anfitrião Vladmir Putin perdeu para ela.

Apaixonada por futebol, a mandatária de 50 anos acompanhou quase todos os jogos da seleção croata in loco, uniformizada, de forma frenética, em pé, sofrendo, aplaudindo, deixando de lado os protocolos. Na fase de grupos, trocou a tribuna de honra pelas arquibancada, por exemplo. Depois de cada triunfo croata, a mandatária se mistura aos atletas nos vestiários, inclusive com copo de cerveja às mãos.

Após a decisão, a política abraçou todos os jogadores croatas, não se preocupando com a chuva forte que caia em Moscou.

E um detalhe aumenta o carisma dela com o público:?não usa dinheiro público para suas viagens na Rússia. Pega voos comerciais, pagos do próprio bolso, e ainda desconta de seu salário os dias não trabalhados.

Mãe de dois filhos (Katarina, 17 anos, e Luka, de 15), Kolinda é de família simples, filha de um açougueiro. Estudou nos Estados Unidos e se elegeu em 2015. Foi embaixadora da Croácia nos Estados Unidos de 2008 a 2011.
Durante a Copa, diante da popularidade obtida pela simpatia na arquibancada, Kolina também foi vítima de fake news (notícias falsas). Uma sequência de fotos de uma mulher na praia, de biquíni, foi atribuída à política, porém são da atriz norte-americana Nicole Coco Austin, casada com o ator Ice-T.

gazetadopovo.com.br

Deixe seu comentário