Lua nascendo eclipsada no Monte Vernon Washington - Crédito: Liquidcrash
Compartilhe!

Na noite da próxima sexta-feira, 27 de julho, haverá uma fabulosa conjunção entre Lua e Marte. O planeta vermelho estará em sua maior aproximação da Terra desde 2003, magnífico e brilhante, com seu tom alaranjado percebido facilmente a olho nu. E quando Marte nascer, ao seu lado esquerdo, estará mais deslumbrante ainda a Lua, no momento máximo de um eclipse total, o maior do século 21, que deverá deixá-la totalmente avermelhada por mais de uma hora e quarenta minutos.

eclipse stellarium
[Simulação do eclipse do dia 27 de julho – Fonte: Stellarium

No Brasil, o espetáculo será melhor visto a partir da costa leste e o maior desafio será encontrar a Lua Eclipsada nascendo no horizonte, pois quando ela nascer o céu ainda estará claro, com o Sol acabando de se pôr no oeste. E como ela estará dentro da sombra da Terra, mesmo não estando totalmente escurecida e sim avermelhada, seu brilho será bastante tênue e deve ser ofuscado pela luminosidade da atmosfera. Mas conforme for escurecendo e ela for subindo no horizonte, começará a aparecer e será uma imagem fantástica.

eclipse020
Eclipse total da Lua em 2015 – Foto: Caio Silva

 

No Brasil os melhores lugares para contemplar a esse espetáculo são as praias da costa leste, onde será possível ver a Lua eclipsada muito próximo ao horizonte, e os locais afastados dos grandes centros urbanos, com visão limpa para o horizonte leste. Entretanto, para grande parte do país ele poderá ser apreciado em sua totalidade. Os Estados do Sul, Sudeste e Nordeste, além de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, terão visibilidade do eclipse total ao nascer da Lua. Os demais Estados do Norte e Centro-Oeste, com a exceção de Acre, Roraima e extremo oeste do Amazonas, poderão contemplar a Lua nascendo durante a fase parcial do eclipse. Já Acre, Roraima e extremo oeste do Amazonas, precisarão esperar até 21 de janeiro de 2019, quando ocorrerá o próximo eclipse lunar, que será visível de todo o Brasil.

O horário em que a lua nasce varia de cidade para cidade. Mas às 17:22 (horário de Brasília) o Eclipse deve alcançar a sua fase máxima. Às 18:13, terminará a fase da totalidade e o eclipse se tornará parcial até às 19:19 quando a Lua sairá totalmente da sombra da Terra. Na tabela abaixo, listamos o horário de nascer da Lua em algumas cidades:

unnamed

Por fim, os que tiverem o privilégio de estar em um local escuro, longe das luzes dos grandes centros urbanos, poderão apreciar toda a beleza da Via Láctea, seu bulbo central, a parte mais luminosa da Galáxia, estará acima da Lua Eclipsada. E com um pouco mais de sorte, ainda será possível observar neste mesmo céu, meteoros da chuva Alfa Capricornídeas, cujo radiante estará localizado logo a esquerda da Lua e sua máxima ocorre apenas 3 noites depois. Um espetáculo acessível a todos e visível gratuitamente a olho nu. Então, preparem-se! Procurem um local com boa visibilidade e se tiverem acesso a um telescópio, é uma excelente oportunidade para usar o equipamento para observar ou fotografar esse fenômeno.

Mais sobre o eclipse

Eclipse lunar total é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é encoberta totalmente pela sombra da Terra. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram-se alinhados, com a Terra entre os outros dois. Como os planos das órbitas da Terra e da Lua são distintos, isso não ocorre mais do que duas vezes por ano. Os eclipses lunares podem ser vistos em toda área da Terra em que seja noite no momento em que eles ocorrerem.

unnamed
[Posição dos astros durante um eclipse lunar – Fonte: Wikimedia

Durante a fase da totalidade, a Lua ganha uma coloração avermelhada. Isso ocorre porque os raios solares que passam pela atmosfera terrestre são filtrados e refletidos em direção a Lua. Se pudéssemos observar esse eclipse da Lua, veríamos a Terra ocultando completamente o Sol, mas ainda veríamos a Coroa Solar e uma espécie de anel avermelhado em torno da Terra, formado pela luz do Sol refletida na fina camada da atmosfera da Terra, como se fosse um crepúsculo de 360°.

VistaDaLua
?[Eclipse Lunar Visto da Lua – Crédito: Lucien Rudaux

Na Paraíba

A Associação Paraibana de Astronomia está promovendo observações com telescópios do eclipse lunar de 27 de julho em 3 cidades da Paraíba: João Pessoa, Taperoá e Matureia.

eclipse011p
Eclipse Lunar 2015 no Casarão do Jabre – Foto: Marcelo Zurita

 

Em João Pessoa, o evento será realizado na Praça de Alimentação do Mag Shopping, local escolhido por ser a beira mar e com visão privilegiada para o horizonte leste. Haverão no local 3 telescópios para observação pública, instrutores para orientar e falar sobre o fenômeno e um sistema de projeção para exibir as imagens do eclipse em tempo real para os visitantes.

Em Taperoá, o Portal Mistérios do Universo, está organizando o evento no Ginásio Esportivo, ao lado da Prefeitura.Haverá observação com telescópios com orientação de instrutores.

Em Maturéia, o evento ocorre no Casarão do Jabre, mesmo local onde anualmente ocorre o Encontro Paraibano de Astrofotografia. O evento também contará com telescópios para observação e instrutores, e deve contar também com o belo céu estrelado no momento do eclipse.

Todos estes eventos são gratuitos, se iniciam às 17h e estão sujeitos às condições meteorológicas do local.

Marcelo Zurita – (83) 99926-1152

APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
Asteroid Day Brasil – Coordenação Regional Nordeste07:39 22/07/2018

Deixe seu comentário