Compartilhe!

A cada 11 minuto, uma mulher é estuprada no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 527 mil pessoas são estupradas por ano no país, sendo que 89% das vítimas destes atos violentos são mulheres. Além disso, é preciso considerar que somente 10% dos casos de estupro são notificados. E para saber acolher e também melhor acolher casos especiais como os de violência sexual, quando as pacientes chegam fragilizadas tanto do ponto de vista físico, quanto psicológico, foi realizado, nessa quinta (2) e sexta-feira (3), um treinamento com profissionais da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos.

A capacitação, que inicialmente foi direcionada para os profissionais que atuam nos setores de Acolhimento e Centro Obstétrico, foi coordenada pela Comissão de Assistência a Vítima de Violência Sexual da unidade, que é formada por uma equipe multidisciplinar. A ideia é que o treinamento seja realizado com os profissionais dos demais setores da unidade.

O farmacêutico Rodrigo Jefferson e a psicóloga Thuanny Dantas foram os facilitadores do treinamento, que reviu e abordou atos e procedimentos de acolhimento que são fundamentais para assegurar um bom atendimento às mulheres vítimas de abusos e violência sexual.

“Assim como temos uma acolhida humanizada com as gestantes que chegam para ter seus filhos na Maternidade, precisamos, como unidade referência no atendimento às mulheres, estarmos melhor preparados para acolher as pacientes vítimas de violência sexual e esse foi o foco do treinamento”, reforça o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, parabenizando a Comissão de Assistência a Vítima de Violência Sexual da unidade pela iniciativa. A Comissão é composta, por Saniely Coutinho (enfermeira da epidemiologia), Amanda Bento (enfermeira do NSP), Rodrigo Jefferson (farmacêutico), Tuanny (psicóloga), Maria Aparecida (enfermeira assistencialista) e Juliana Salvador (assistente social).

 

Assessoria

Deixe seu comentário