Compartilhe!

Famílias que enfrentam falta de água no interior do Ceará, passaram a contar com a solidariedade de um vizinho. Com falta de chuva e açudes praticamente secos os moradores tinham que se contentar com a água suja e barrenta que restou nos reservatórios.

“Pra tomar banho, lavar vasilha, roupa. E assim, preta desse jeito aí. Tem gente que chegou a beber dessa água”, conta a agricultora Ana Cleide Andrade da Silva. A única cisterna da região não é abastecida pelo carro-pipa a três meses.

A comunidade Caraussanga fica na área rural de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O solo rochoso não permitia a abertura de poços. Até o agricultor Francisco Rafael Brito encontrar um local onde dava para cavar um poço: dentro do quarto na casa onde mora. O melhor foi a surpresa: a água jorrou límpida e abundante do poço de apenas quatro metros de profundidade.

Água boa
“Todo mundo ficou alegre, né? Muita gente tá precisando, muitas pessoas passando sede, sem ter condições de comprar água”, comemora Rafael. A mulher dele, que não havia gostado da ideia, agora comemora.

“Eu tava com raiva porque, para mim, na minha cabeça, isso aí não ia dar certo: ia ficar só um buraco dentro de casa, né? Quando deu água, pronto, aí acabou a raiva”, reconhece Tália dos Santos.

Agora toda a comunidade é beneficiada com água limpa e potável. Como a Joana Lima, que todos os dias vai buscar água na casa do Rafael três vezes por dia. “Eu lavo roupa, cozinho, bebo, dou banho nas crianças. A água serve para tudo”, diz.

Para fazer o poço, o Rafael precisou vender as galinhas que criava e uma moto “cinquentinha”. Nada demais para quem só quer o bem-estar da família e da comunidade. “A gente tem que ajudar o próximo né? o Pouco que eu fizer, que eu ajudar já, eu não consigo mudar o mundo não, mas ajuda bastante, né? Se todo mundo pensasse assim, em ajudar um pouco, o mundo seria melhor!”

G1 CE

 

Deixe seu comentário