Compartilhe!

Moradores do bairro do Jatobá, zona sul de Patos, procuraram a imprensa para reclamar do fato de não conseguirem atendimento na UBS Maria Marques, localizada no bairro.

A dona de casa Samara Francelina, residente no Jatobá, reclama que sempre quando vai até à unidade as fichas já estão todas agendadas. “São dez fichas. Sempre todas estão agendadas para essa semana e para outra, e são quatro demandas que eles atendem se chegar depois do agendamento, demandas de urgência. Só que você quando chega lá não é atendido”, disse ela.

A dona de casa se queixa da situação e diz que ela, seu irmão e uma cunhada tomam remédios controlados e estes estão em falta na farmácia básica e que, segundo ela, o Maria Marques deveria disponibilizar essa medicação. “Eu preciso de medicação. Eu tomo Fluoxetina, Rivotril e outros remédios. Meu irmão e minha cunhada da mesma forma, pois ambos sofrem problemas mentais. Minha cunhada tem distúrbio bipolar, precisa da medicação, estamos sem medicação e todas às vezes que vamos no Maria Marques todas as vagas estão preenchidas”, disse.

A moradora disse que tem muita gente revoltada com o fato de nunca conseguir atendimento. “Todo mundo está reclamando. É preciso mudar isso aí. Quer dizer que quem precisa da medicação controlada vai ficar sem tomar? Já não tem nas farmácias e a temos que comprar. Nem a receita eles dão”, finalizou.

Em contato com a coordenadora do Distrito Geo-administrativo 4 (DGA 4) Alexia Ruanna, ela disse que as fichas disponibilizadas não são 10, e sim 16, sendo 16 pela manhã e mais 16 pela tarde, e que além desses atendimentos agendados, a UBS ainda atende de 4 a 6 urgências por turno. Ela disse também que o agendamento de saúde mental é o próprio médico que faz no fim da consulta e a dispensação dos medicamentos aos usuários é feita na farmácia básica.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário