Compartilhe!

O vendedor José Gomes da Silva, conhecido por Zezinho, residente no Jardim Queiroz, teve problema de pressão recentemente e foi levado para a Upa do Campo da Liga, onde recebeu atendimento e ao sair foi orientado a procurar a UBS José Maurício Cajuaz, no bairro em que ele mora.

Ele disse que esteve na UBS, Maurício Cajuaz , fez uma consulta e a médica que o atendeu pediu para que ele realizasse alguns exames e receitou alguns remédios, como omeprazol e buscopan.

Seu Zezinho disse que procurou a Farmácia Básica e esses dois medicamentos estavam em falta, assim como outros medicamentos também. “Até medicamentos corriqueiros, mais usuais, estão faltando lá”, disse ele.

Na segunda-feira, 27/08, ele se dirigiu à Central de Regulações, Marcações e Cartões do SUS para fazer o agendamento para a realização dos exames solicitados e disse que se surpreendeu porque os exames foram marcados para o dia 10 de setembro. “Eu já achei as condições da UBS meio precárias, às vezes falta médico, às vezes falta odontóloga, e me surpreendi quando procurei a Farmácia Básica e soube que estava faltando esses medicamentos e me surpreendi ainda mais quando meus exames foram marcados para quase 15 dias depois, acho isso um desrespeito ao cidadão. A gente precisa de uma exame com certa pressa e o agendamento é feito para mais de dez dias depois? Absurdo”, disse ele.

Em contato com a coordenadora da Central de Regulações, Marcações e Cartões do SUS, Railda de Almeida, ela disse que a demanda é muito grande, por isso os exames são marcados para alguns dias pra frente, mas  existe uma orientação para que se dê celeridade nos exames dos casos mais urgentes. “Se alguém pede urgência por um fator de necessidade é feito um esforço para que os exames sejam realizados com mais rapidez”, disse ela.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário