Compartilhe!

Na Rua João Everaldo Pereira Lucena, bairro Jardim Magnólia, em Patos, funciona há três anos o Centro de Equitação EquoPatos, que utiliza de cavalos para ajudar no tratamento de crianças e adultos que sofrem de problemas motores, um empreendimento do funcionário da Escola Geo, Rivânio Gomes Sousa. De acordo com a Wikipedia “Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e necessidades especiais”.

Quando o empreendedor Rivânio Gomes começou com esse projeto, dispunha apenas de um animal, uma égua chamada “Sonhadora”, e era emprestada. A ideia se fortaleceu e a égua “Sonhadora” foi doada para o projeto.

Segundo Rivânio o EquoPatos já começou bem. “Eu acho que a maior alegria que eu sinto é quando uma pessoa disponibiliza do que você tem para doar para outra, leva isso aí como motivação e para ajudar. Por exemplo, a pessoa vai lá para doar um saco de ração e a atitude é que me deixa mais feliz do que a própria doação e esse meu projeto objetiva justamente ajudar as pessoas e não tens fins lucrativos”, disse ele, que completa: “O projeto aceita doações, patrocínios, mas o foco nunca foi a questão financeira”.

A EquoPatos no começo, nos primeiros meses, funcionou num terreno localizado por trás da Escola Geo, no Belo Horizonte, e além de Rivânio Gomes, contava também com a psicóloga Rita de Cássia, que de forma voluntária dava apoio e acompanhamento às crianças envolvidas. “Rita de Cássia abraçou a ideia e por mais de um ano esteve comigo nesse projeto e a ela eu sou muito grato”, disse Rivânio.

Rivânio pretende abranger o Projeto EquoPatos em 2019, implantando uma escolinha de equitação no local. Sua ideia é que lá seja também um centro de treinamento para pessoas que queiram montar, aprender como controlar um animal, controlar o cavalo e saber cavalgar. “Espero que até o ano que vem possamos agregar esse projeto ao projeto da equoterapia. Uma coisa vai unir a outra e eu espero que com isso possamos arrecadar até fundos para que possamos melhorar na estrutura para o nosso praticante”, diz.

Ele fala do seu projeto com certo idealismo e entusiasmo. Cita o tempo todo que a intenção é ajudar e que a ideia nasceu de um sonho que ele tinha, o sonho de criar cavalos e ajudar as pessoas, e conseguiu as duas coisas numa atividade só.

Certo dia, conversando com um amigo que tem um filho especial, com paralisia cerebral, Rivânio ouviu ele dizer que tinha ido ao médico em Campina Grande com seu filho e esse médico tinha indicado para a criança, a terapia com o cavalo. Ele disse que até então não sabia que havia essa terapia feita de uma forma profissional, mas ficou fascinado com isso e começou a pesquisar sobre o assunto, até tomar a decisão de criar em Patos um espaço para a equoterapia.

Ele cita muita gente que o ajudou no começo e ao longo do projeto, como a própria psicóloga Rita de Cássia; Hígia Lucena;  o professor da UFCG, Eldinei; o médico veterinário João Paulo; e a proprietária do terreno onde o centro está instalado, Soraia Campos. “Foram muitas as ajudas. Leila Guedes doou a areia; o juiz Ramonilson Alves ajudou com os recursos para a construção das baias; enfim, passaram-se três anos agora em agosto e temos tido uma evolução impressionante e tudo isso graças a essas pessoas de bom coração que nos ajudaram”, agradece ele.

Fascinado por crianças, em seu trabalho no Geo Rivânio atua como porteiro e se destaca por saber o nome de todas as crianças e adolescentes que lá estudam, e são mais de mil, inclusive a imprensa de Patos já divulgou esse seu talento em decorar os nomes das pessoas. Veja aqui.

Essa sua relação de amizade com as crianças da escola foi também um incentivo à ideia, pois ele foi convivendo com crianças com problemas de locomoção e ao ler sobre equoterapia decidiu que iria se esforçar para colocar em prática esse Centro de Equitação EquoPatos, que hoje conta com oito animais (alguns foram doados) e tem crescido muito à procura, recebendo praticantes de Teixeira, São José de Espinharas, Santa Luzia, Catingueira, Coremas etc. “Até de Monteiro já tivemos praticante”, explica.

A EquoPatos chegou a atender 30 praticantes, hoje está 27 praticantes e a  cada dia está evoluindo mais, conseguindo resultados impressionantes, pois além do objetivo de se melhorar o desempenho motor dos praticantes, há também uma relação positiva entre a criança e o animal. “Hoje temos uma parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação), onde eles disponibilizam dois profissionais todas as quartas-feiras e tem sido uma ajuda impressionante”, comemora.

Rivânio disse que espera que esse projeto possa ramificar para os municípios vizinhos e diz que o poder público poderia ajudar. “A quantidade de pessoas que me ligam é impressionante. Temos uma lista de espera com mais de 50 pessoas; isso porque as pessoas estão tomando consciência que a equoterapia é uma terapia impressionante. A criança, o praticante, tem uma evolução a médio prazo que só quem convive pode ver isso. Lógico que só a equoterapia não vai resolver a situação das pessoas que necessitam, mas agregada a outra terapia o resultado é impressionante”, explicou.

O Centro de Equitação EquoPatos está aberto para receber voluntários, pessoas da área de saúde, e não só da área de saúde, que possam dar sua contribuição uma vez por semana. Precisa de apoio financeiro também para que possa ter condições de  crescer mais e ter condições de atender a demanda. O projeto é aberto a quem quiser ajudar, patrocinar, fechar parcerias, seja por parte da iniciativa privada, seja por parte do poder público.

Por fim Rivânio faz um agradecimento a todos que o ajudaram nessa caminhada: “Eu quero expressar aqui a minha gratidão a todas as pessoas que têm me ajudado a manter esse projeto. Quero expressar minha gratidão a eles, que eu não tenho como pagar. Serei eternamente grato”.

Contatos com o Centro de Equitação EquoPatos podem ser feitos pelo telefone (83) 99912-2904.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

 

Deixe seu comentário