[Via Láctea no alto do Pico do Jabre - Foto: Caio Silva]
Compartilhe!

Neste final de semana, deste a sexta (7) até o domingo (9) ocorre em Matureia no Sertão da Paraíba, o 6º EPA! ou Encontro Paraibano de Astrofotografia. Trata-se de um encontro que ocorre anualmente e reúne astrônomos, fotógrafos e pessoas que se interessam pelo assunto para contemplar e fotografar o céu em um local escuro, afastado das luzes das cidades, o que oferece as melhores condições para essas atividades. A ideia principal do encontro é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.

ASTROFOTOGRAFIA

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a Astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

O LOCAL

O local escolhido para a realização dos encontros foi o Casarão do Jabre, na zona rural do município de Maturéia, sertão da Paraíba. Foi escolhido por reunir as melhores condições climáticas para a observação, a distâncias dos grandes centros e a estrutura do Casarão do Jabre, que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação, além de um ambiente bastante aconchegante e acolhedor.

HISTÓRICO

O evento é realizado desde 2013 e está atualmente em sua 6ª edição.

Em 2013, ele foi realizado entre os dias 1° e 03 de novembro, contou com 32 participantes e foi encerrado no domingo pela manhã, com a observação de um eclipse solar parcial.

Em 2014, foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro e contou com 46 participantes. Na noite de sábado, uma observação pública foi realizada com alunos da região.

Em 2015, o evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro e contou com 50 participantes. A observação pública no sábado foi incorporada ao evento.

Em 2016, a quarta edição do evento ocorreu entre os dias 02 e 04 de setembro e contou com 46 participantes. Uma das fotos feitas nesse encontro foi premiada em um concurso nacional promovido pela USP, outra está entre as finalistas do Brasília Photo Show 2017/18.

Na sua última edição em 2017, o evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro e coincidiu com o período de máxima de uma das maiores chuvas de meteoros anuais, a Orioníades. No dia 20, houveram palestras e observações do Sol em duas escolas públicas de Maturéia. No sábado, observação pública foi realizada na Praça de Maturéia. No Casarão, o evento contou com 63 participantes ao todo.

SEXTA EDIÇÃO E RELÓGIO SOLAR

Esta sexta edição do Encontro Paraibano de Astrofotografia está sendo maior que a dos anos anteriores, com a participação de quase 100 pessoas e vai contar com uma observação pública na Praça José Alves da Costa, no início da noite deste sábado (08), onde também será inaugurado, por ocasião do evento, um relógio solar, presente da Associação Paraibana de Astronomia ao Município de Matureia, em homenagem aos 5 anos da realização de um dos maiores encontros de astrofotografia do país.

INSCRIÇÕES

As inscrições  já se esgotaram, mas quem quiser, pode visitar a cidade na noite de sábado (08) para acompanhar a observação pública na praça. No Casarão do Jabre, nessa mesma noite, haverão atrações culturais no salão principal enquanto os participantes do evento realizam suas sessões de astrofotografia.

ORGANIZAÇÃO E APOIO

O 6° EPA é organizado pelo Casarão do Jabre, Associação Paraibana de Astronomia, Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Maturéia, SEBRAE Patos, Laticínios Grupiara e Vice & Versa.

Em anexo, algumas fotos das edições anteriores.

Marcelo Zurita – (83) 99926-1152

APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
Asteroid Day Brasil – Coordenação Regional Nordeste

Deixe seu comentário