Compartilhe!

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Patos visitou, na última quarta-feira, dia 12 de setembro,Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, onde foi realizada uma inspeção naquela casa de saúde.

Os vereadores, Sales Júnior (PRB-presidente da Câmara), Ferré Maxixe (DEM) e Tide Eduardo (MDB) encontraram as enfermarias superlotadas, com pacientes aguardando cirurgia ortopédica há mais de um mês e pacientes de outra regional de saúde a exemplo de Brejo do Cruz e São Bento. Os parlamentares mirins também informaram a constatação de problemas de infraestrutura nas enfermarias, como banheiros, ar condicionado, leitos danificados.

Ao conversar com alguns pacientes, esses demonstraram satisfação no atendimento, medicação e alimentação.

No final da visita, a Comissão de Saúde esteve com a diretora da unidade de saúde, Liliane Abrantes onde ficou acertado que a Câmara de Patos irá emitir um documento à Secretaria de Estado da Saúde pedindo uma atualização dessas referências dos municípios para os hospitais.

“Tanto a diretora quanto os médicos entendem que essas referências estão desatualizadas, não estão em funcionamento da forma correta. Pacientes que residem em Paulista, Catolé do Rocha, por exemplo, a referência pode ser Pombal ou Sousa, que são mais próximos. A referência, atualmente, está sendo Patos que é mais distante. Então, isso está acontecendo em toda a Paraíba”, contou o presidente da Casa Legislativa.

A Comissão de Saúde explicou que a diretora Líliane Abrantes informou que terá que ser rediscutida a PPI (Programação Pactuada e Integrada) através da Secretaria de Saúde do Estado e demais municípios a questão da referência e abrangência, porém, pontuou que o complexo de saúde não pode deixar de receber os pacientes pois, trata-se de um hospital de urgência e emergência.

Ascom CMP

Deixe seu comentário