João de Deus com Luciana Pereira, que é uma de suas acompanhantes
Compartilhe!

O morador de rua que ficou conhecido em Patos como João de Deus está internado no hospital de Patos desde o dia 30 de agosto e está sendo acompanhado num sistema de rodízio por voluntárias que se dispuseram a ajudá-lo durante sua convalescença.

João de Deus era visto com frequência perambulando pelas ruas de Patos.

Ele sofre de problemas mentais e foi internado compulsoriamente em decorrência de sérios problemas de saúde que vinha enfrentando, mas não permitia que ninguém se aproximasse dele. Uma força tarefa foi criada e conseguiu uma autorização judicial para que pudesse interná-lo compulsoriamente. Ele foi sedado e levado para o Hospital na quinta-feira, 30/08; e na sexta-feira, 31, ele passou por uma cirurgia.

Apesar de toda a repercussão da situação dele nenhum familiar apareceu. Ninguém sabe o nome dele nem de onde ele é. Ele diz ter 25 anos, mas pouco fala e quando fala é para pedir comida ou ir ao banheiro.

João de Deus passou por uma verdadeira transformação. Com barba feita e cabelo cortado ficou visível a sua juventude. Ele também está mais sociável e menos arredio,

Ele teve alta médica na quarta, 19/09, mas segundo a vendedora Luciana Pereira, que é uma das voluntárias que o acompanham, vai continuar internado no Hospital de Patos até que os trâmites jurídicos estejam resolvidos para que ele possa ser transferido para um hospital especializado no tratamento de transtornos mentais. Essa documentação já está sendo encaminhada e tudo vem sendo feito para que ele não volta às ruas. João de Deus não tem documentos e isso está sendo resolvido e estão tentando conseguir uma aposentadoria para ele também.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário