Compartilhe!

Uma multidão se despediu de mais uma edição da tradicional “Festa de Setembro”.

Transcorrido o novenário mariano, chegamos ao ápice desta festa, onde toda a diocese de Patos, se volta para celebrar em honra da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Guia.

Neste ano fomos convidados a fazer um ingresso na escola mariológica, atendendo ao convite do próprio Cristo “Vinde e vede” (Jo 1,39); Ide e anunciai (Mc 16,15). E foi através desta temática que todas as noites, diversos pregadores motivaram para que todos os fiéis vivessem mais fecundamente a fé no Cristo, e de forma mais comprometida o anuncio ao Evangelho.

Ocorreu na Catedral, igreja-mãe da diocese de Patos, uma programação especial neste dia 24 de setembro. Pela manhã aconteceu a Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Eraldo, e concelebrada por todo o clero.

Em sua profissão homilética Dom Eraldo refletiu o Evangelho vivo anunciado por Maria, na visita a Santa Isabel, e destacou Nossa Senhora como primeira anunciadora do verbo, possibilitando a todos os presentes a importância da propagação da Palavra de Deus.

Após a homilia seguiu o rito da Sagrada Eucaristia, e ao final da celebração os filhos presentes no interior da Catedral, demonstraram vibrantemente, cheios de alegria e devoção o amor pela Mãe da Guia.

Na tarde desta segunda-feira, continuou a programação com a procissão de encerramento percorrendo as principais ruas da cidade de Patos, e em seguida aconteceu a Missa de Encerramento, presidida pelo Pároco da Catedral, Pe. Joácio da Nóbrega.

Para culminar este dia dedicado a Virgem da Guia, com a descida da bandeira, os fiéis se despediram de mais uma edição da Festa de Nossa Senhora da Guia, em seus 230 anos de tradição e fé.

Após a descida da bandeira, o Padre Joácio agradeceu a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para o bom êxito de mais uma festa, avaliada com brilhantismo pelos paroquianos e visitantes.

E certos de um olhar risonho, voltado sobre Patos, os filhos e filhas da Virgem da Guia, cheios de saudades, já anseiam ardentemente pela Festa da Guia 2019, onde serão celebrados os 231 anos de fé e devoção.

Gildenor Oliveira – Assessoria 

 

Deixe seu comentário