Compartilhe!

culturaFoi na presença de diversos artistas, produtores culturais e comunidade em geral, que o prefeito de Patos Bonifácio Rocha e a Fundação Cultural de Patos (FUNDAP) inauguraram na noite de ontem, terça-feira (25), o Galpão Cultural, localizado no bairro do Belo Horizonte, onde funcionou a sede da Filarmônica 26 de Julho.

Um espaço com esse objetivo era um anseio antigo dos artistas que produzem cultura na cidade, que agora ganharam um local que traz em sua proposta a promoção, desenvolvimento e fomento da cultura patoense em todas suas vertentes.

O prefeito Bonifácio Rocha, destacou o engajamento e o esforço da FUNDAP em tornar um espaço ocioso no Galpão Cultural, e classificou o lugar como uma realidade bastante positiva para a cultura e arte da cidade.

“É um sinal muito positivo para a cultura e arte de Patos, eu diria que é a primeira vez que se tem um ambiente próprio para se realizar arte e cultura e receber a visita da população. A gente vê que a vizinhança está empolgada, participando, e cultura é isso. Os recursos são poucos, mas a gente vê que a vontade dessa turma supera todas as dificuldades a ponto de instalar um ambiente desses que está bastante convidativo a todos. Era um ambiente ocioso, estava sem ter utilidade nenhuma, e a FUNDAP estava numa casa alugada, então veio para cá, num espaço onde foi usada muita criatividade e foi colocado muito esforço e dedicação,” declarou o prefeito.

Quem prestigiou a noite de abertura do Galpão foi recepcionado por diversas manifestações culturais, como literatura interativa, exposição, artes plásticas, lançamento de livro, além de música ao vivo, tudo com artistas locais.

“O Galpão Cultural é um espaço reaproveitado que estava desocupado e nos transformamos num espaço para as manifestações culturais. Então é bem isso, com essa cara de galpão, onde a cultura se reinventa, se recria, se transforma. Com a ajuda de artistas que se voluntariaram nós transformamos este espaço para que a arte possa se manifestar. Com pouco investimento próprio, particular, e com o trabalho e o suor de alguns voluntários que estavam aqui sem receber nada, desenvolvemos este trabalho bonito que vai se tornar ponto de encontro para cultura de Patos,” disse o presidente da FUNDAP, Deleon Souto.

O poeta repentista Jomaci Dantas esteve prestigiando a solenidade e aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa.

“Parabenizo a todos que fazem a FUNDAP e a prefeitura na pessoa do amigo Bonifácio Rocha, que antes de ser prefeito já era um grande incentivador das cantorias e dos festivais. Essa iniciativa é de total importância para todos os segmentos culturais da cidade de Patos, e todos nós ganhamos com esse presente de tamanha relevância cultural,” comentou o poeta.

Portal 40 Graus

Deixe seu comentário