Compartilhe!

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou na manhã deste domingo (7), após votar em São Paulo, que a “democracia está funcionando” e que resultado das urnas não se discute: “ganhou ganhou, perdeu perdeu”.

FHC votou no Colégio Sion, no bairro de Higienópolis, no Centro de São Paulo. Ele chegou ao local pouco depois das 8h, quando os portões foram abertos. Cumprimentou simpatizantes e jornalistas. O ex-presidente levou menos de um minuto para votar e depois conversou com a imprensa.

“O importante é que a democracia está funcionando. Isso é muito importante. Não discutir: ganhou ganhou, perdeu perdeu. Não tem que haver discussão”, disse.

Em outubro de 2014, ao final do segundo turno, o PSDB pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma auditoria para verificar a “lisura” da eleição presidencial.

O pedido apresentado ao tribunal pela coordenação da campanha do candidato derrotado Aécio Neves (PSDB-MG) sugeria a criação de uma comissão com representantes do tribunal e de partidos para verificar o sistema que apura e faz a contagem dos votos.

‘Democracia enraizada’

FHC foi questionado sobre o crescimento da extrema direita e a liderança de Bolsonaro nas pesquisas.

“Acho que a democracia está enraizada. Você tem a imprensa livre, você tem o Congresso funcionando. As pessoas aprendem que tem que renovar. Votar com liberdade. Tentativa [de ir contra a democracia]? Gente que não é democrática está para todo lado. Agora o problema disso é conseguir com que isso prevaleça. Eu não acredito”, afirmou.

Segundo turno

Questionado sobre quem seria seu candidato no segundo turno, FHC disse que votou em Geraldo Alckmin, o candidato de seu partido e que espera que ele vá ao segundo turno, mas não revelou quem pretende apoiar.

“Vou votar no Geraldo Alckmin [candidato do PSDB] no primeiro turno, espero que vá ao segundo. No segundo a gente conversa. No segundo turno quem tem as pedras brancas do xadrez é quem ganha. Eu não sei quem vai ganhar”, afirmou.

G1 SP

Deixe seu comentário