Compartilhe!

Independente do Outubro Rosa, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, atende regularmente pacientes encaminhadas pelos Programas de Saúde da Família (PSFs) na realização de mamografias e, durante este mês, está ampliando esse trabalho, estimulando as funcionárias a trazerem uma parente para realização do exame. Referência no atendimento à mulher para mais de 60 municípios paraibanos, inclusive em gravidez de alto risco, a Maternidade também está realizando palestras internas com pacientes, visitantes e funcionários sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama. Nessa terça-feira (9), a professora Maria Euzarene Tiburtino, da Ecisa, abordou essa temática nos alojamentos da unidade. Foi também distribuído material educativo.

Os exames de Mamografia começaram a ser realizados no dia 8, e continuam nos dias 15, 22 e 29 deste mês, enquanto os citológicos acontecerão nos dias 18 e 19, pela manhã e à tarde. No primeiro dia da ação, foram realizadas 16 mamografias. A coleta do citológico acontecerá numa sala, previamente preparada, na sede do Banco de Leite.

Mamografias – Podem marcar a mamografia mulheres com idade a partir de 39 anos. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, o acesso será a partir de 35 anos. Cada colaborador pode ainda indicar uma parente para fazer os exames que precisam ser agendados previamente no Nece da Maternidade. Os exames encaminhados via PSFs continuam suas rotinas normais.

O diretor geral da Maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, destaca a importância da campanha. “Essa ação é muito oportuna, porque ela consegue uma maior mobilização para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, estimulando a realização de exames que podem identificar a doença ainda em seu estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores”, destaca o médico.

Assessoria 

Deixe seu comentário