Compartilhe!
45404377 1993686544263004 8871481668326653952 n
Socorro Marques com uma cópia do seu livro. Ela faz as últimas correções antes de enviá-lo para a gráfica, em João Pessoa.

Aos 84 anos, e se recuperando de um Acidente Vascular Cerebral sofrido há cerca de dois meses a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Vista Serrana, Socorro Marques, finaliza seu livro “Capítulos de uma História”, um livro que trata da história da sua família e de sua história pessoal de vida.

A obra conta um pouco da trajetória de seus bisavôs, avós, pais, filhos, até chegar aos netos, narrando suas conquistas pessoais, mostrando os fortes laços familiares dos “Marques”, uma família que surgiu no distrito de Ipueira, distrito pertencente antes a Pombal e hoje a Paulista, que é conhecido também como “Ipueira dos Marques”.

Socorro Marques é tida hoje como a matriarca da família Marques. É uma mulher rodeada de parentes e demonstra valor a tudo isso.

Ela foi prefeita de Vista Serrana por dois mandatos nos anos 80 e elegeu dois sobrinhos seus para o mesmo cargo e posteriormente elegeu também seu filho mais novo Monaci, que foi prefeito por duas vezes daquele município e isso depois de já ter sido vereador também por dois mandatos.

Nas últimas eleições o grupo Marques não conseguiu lograr êxito em Vista Serrana, mas ela segue como uma liderança incontestável no município, embora hoje não tenha mais interesse em participar da vida política e só pensa em viver tranquilidade a velhice e lançar o seu livro, que deverá ser publicado ainda neste fim de 2018. Está na fase de correção para que depois possa ser encaminhado à gráfica.

Recentemente ela passou pela dor de perder o seu filho empresário e ex-vereador em Patos, Enemarques Marques Dantas. “Uma dor sem fim perder um filho”, diz ela. Os filhos a acompanham e a ajudam no dia a dia e todo esforço está sendo feito para que ela consiga lançar este livro, que é mais uma conquista e um sonho antigo dela: o livro tem 354 páginas e traz fotografias e histórias que atravessam o século XX e chegam até os dias de hoje.

Com a saúde debilitada, Socorro Marques sofreu dois AVCs num prazo de dois anos, um em junho de 2016 e outro no começo de setembro deste ano, e disse que não lhe falta força interior e alegria em viver: “Sempre fui feliz ao lado da minha família, uma família que me ensinou os princípios de dignidade e luta que eu ensinei aos meus filhos e netos, e vivo a minha vida de forma serena, ciente do dever cumprido. Minha última luta era concluir o meu livro, um livro que vai ajudar aos meus familiares de hoje a grandeza dos nossos antepassados, a nobreza das atitudes mais simples da vida na construção de bons exemplos e de uma vida sólida, construída nos valores essenciais a cada ser humano”, finalizou a ex-deputada Socorro Marques.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário