Seu Silvino e parantes
Compartilhe!

Um pouco da história

58d89c339f4f7635527e723924df6d99
Silvino Corcino na Câmara Municipal

Silvino Corcino de Medeiros nasceu em 03 de novembro de 1926, no Sítio Várzea Redonda, no Município de Santa Teresinha-PB. Filho de José Corcino de Medeiros e Senhorinha Maria da Conceição, irmão de João Corcino, Manoel Corcino, Maria Corcino, Jacinta Corcino e Júlia Corcino.

A história de Silvino Corcino de Medeiros começa e se desenvolve marcada pela predestinação de um homem à frente de seu tempo em concretizar os seus pensamentos humanísticos e políticos inimagináveis por seus pares, notadamente pelas dificuldades que esse grande homem encontraria nos percalços e provações que a vida lhe poria como teste.

94754988af8ad0190ee1ae3d6897e6ce
Silvino e seus filhos

Aos 23 anos de idade e sabendo que  ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher, conheceu e logo se casou com a jovem Iraci Simão de Lucena, sua companheira de ontem, hoje e sempre. Firmaram residência no Sítio Quixaba, e da união nasceram nove filhos, cinco homens (Francisco Corcino de Lucena; Fernando de Lucena Medeiros; Francinaldo de Lucena Medeiros; Francileudo Lucena de Medeiros e José Flávio Lucena de Medeiros) e quatro mulheres (Maria de Lourdes de Medeiros Gomes; Maria Lenita Medeiros de Andrade; Luciana de Lucena Medeiros e Silvana Lucena Medeiros Camboim), hoje homens e mulheres honrados, dignos e orgulhosos por terem seguido a risca os ensinamentos de humildade, amizade e gratidão repassados pelo Sr. Silvino e pela Sra. Iraci.

Até meados de 1965 conciliou a agricultura com o comércio de algodão, oportunidade na qual conseguiu uma melhora financeira e comprou seu primeiro caminhão, um Chevrolet 1958. Todavia, logo os cereais e algodões seriam deixados de lado para dar lugar aos cafezinhos com os amigos e as discussões sobre as necessidades do povo e a falta de oportunidades para a população rural do Município de Santa Teresinha-PB.

7e210a98fa8bde6a47df81b1c1c71f2d
Seu Silvino e o vereador Francisco Bezerra

A vontade de mudar o que ele via era escondida pela elite da época que se valia dos privilégios em decorrência da pobreza do povo e lhe incentivou a se candidatar a Vereador nas eleições de 1966, o qual foi eleito para mandato até 1970 e apenas por curiosidade, aponta-se que nesse período a função exercida pelo Vereador não era remunerada.

A atuação como vereador foi prontamente reconhecida pela população de Santa Teresinha-PB. Engajado na atividade política, lançou-se candidato a Prefeito de Santa Teresinha-PB nas eleições de 1972, decisão que para muitos era uma piada ou uma utopia, ao considerarem que o candidato seria um homem do campo e sem recursos financeiros, mas assim pensavam os homens de pouca coragem ou apenas amedrontados pela velha política elitista.

A chapa formada em conjunto com o saudoso Abel Loló sagrou-se vencedora com uma diferença de 34 votos, vencendo a oligarquia política da época e dando origem a um movimento de esperança e mudanças na vida de um povo.
Algumas ações de Silvino como prefeito (1973-1977).

Na educação, o então prefeito Silvino Corcino conseguiu o financiamento para a construção de cinco grupos escolares, beneficiando as comunidades de Lameirão, Quixaba, Passagem de Madre, Santo Estevão e Capesa. Ainda, ampliou o grupo escolar da Sede, adicionando duas salas de aula e fazendo ali funcionar o ginásio esportivo. Também, manteve convênios com os Projetos Logos-Dois e Mobral, implantando 13 postos de alfabetização com 53 Professores na ativa. Foi pioneiro na distribuição de bolsas escolares para alunos de baixa renda.

Na saúde, destinou um veículo para o transporte daqueles que necessitassem de um tratamento emergencial nas cidades mais estruturadas, ao adquirir um Jeep modelo 1974; mantinha um médico e uma dentista à disposição da população; assim como, efetivou a política de distribuição de medicamentos aos mais necessitados.

Na comunicação, interligou a sede da Prefeitura à zona rural com a instalação de linhas telefônicas nas localidades de Cachoeirinha, Escondido, Pitombeira, Passagem de Madre, Capesa, Ribeirão, Queimadas e Conceição. Ainda, efetuou conexão com a cidade de Patos-PB com a construção de boa parte de posteação em cimento. Por fim, instalou a famosa televisão no centro da cidade, fato que despertou a curiosidade do povo para finalmente ver aqueles que somente ouviam através das ondas do rádio, foi uma festa.

Nas estradas, o então prefeito foi responsável por construir um trecho de 6 quilômetros, ligando a BR-361 às comunidades Capesa, Cipó e Santo Estevão, assim como implantou diversos mata-burros em madeira e trilhos em diversas localidades rurais. Para tais serviços adquiriu um trator Massey-Fergusson, comprado à Mesbla S.A.

 No abastecimento fez um convênio com a SUPLAN para abastecer com água a população por meio de chafarizes e lavanderia.

Apesar de muitos serviços prestados ao município como prefeito e comerciante, foi o seu exemplo como homem; um ser humano exemplar, gente boa, honesto, de palavra, trabalhador e respeitador, que ainda cativa muita gente em Santa Terezinha. Essa admiração é quase que unânime, pois é complicado encontrar alguém no município que não goste de Seu Silvino. Ele conquistou algo inimaginável, que foi a simpatia e o respeito até mesmo dos seus “rivais na política”.

Portanto, Silvino Corcino é uma reserva moral de Santa Terezinha, quer seja na política ou também na sociedade santerezinhense. É exemplo e referência para toda sua família.

Nesse sábado, 3 de novembro, Seu Silvino Corcino completou 92 de vida, e foi bem felicitado por parentes e amigos.

Quem fez questão de expressar seus parabéns foi o vereador e presidente da Câmara de Santa Terezinha, Francisco Bezerra.

“Quero parabenizar o ex-prefeito Silvino Corcino, por mais um ano de vida. Que seu caminho permaneça sempre iluminado e, assim, possa também continuar a iluminar a quem tem a oportunidade de trilhar ao seu lado e conviver com seus ensinamentos de vida. É uma honra para mim poder conhecer e conviver com esse homem de bem do nosso município, que seja longa e feliz sua jornada entre nós. Muita saúde, paz e felicidades ao amigo, Silvino”, afirmou Francisco Bezerra.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário