Compartilhe!

De acordo com observatórios climáticos, desde o início de outubro as maiores temperaturas do Brasil são registradas no Nordeste com destaque para a Paraíba. De acordo com o meteorologista Mário Leitão, Patos é um exemplo claro disso, motivo pelo qual, a cidade recebe o apelido de “morada do sol”. Segundo o especialista, nas avenidas centrais da cidade, as temperaturas podem chegar a 70º C graus em determinados horários do dia.

Para os próximos dias, são esperadas máximas de até 37º C aqui em Patos com a sensação térmica podendo ultrapassar os 40 graus, causando incômodo em muita gente.

Mário explicou que na nossa região há uma concentração de calor e irradiação solar, bem como um armazenamento maior dessa radiação. “Principalmente em áreas urbanas, nos asfaltos, ou em locais com maior irradiação solar, consequentemente há uma transferência maior de calor e aumento da temperatura”, disse.

O aquecimento da atmosfera vai atingir toda população e isso afeta consideravelmente a vida da população, como é o caso de Patos.

Para tentar driblar o calor e reduzir a secura do ar, muitas pessoas têm investido na compra de ventiladores e ar condicionados. Mas, o meteorologista alerta para os riscos do uso errado de ar condicionados e umidificadores de ar nesse período de verão. “Cuidado para quando entrar em ambientes onde há diferença de temperatura de onde você estava, pois o choque térmico pode causar sérios problemas de saúde”, recomendou ele.

De acordo com Mário, o ideal é quando sair de um lugar com grande diferença de temperatura, esperar um tempo mínimo de 3 a 4 minutos para adentrar ao local.

Com o início da estação do verão e a chegada de uma massa de ar seco que estacionou na região, a tendência é de aumento das temperaturas durante praticamente todo o mês de novembro na Paraíba. Por isso, Leitão alerta para cuidados ao caminhar na rua durante horários de pico de radiação solar e sofrer um choque térmico adentrar em ambientes refrigerados.

Vicente Conserva e José Filho – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário