Compartilhe!

IMG 2593 800x445Com a presença de autoridades militares e civis, além de populares da região do Sertão, o 4º Batalhão e o 3º Comando Regional, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), comemoraram, nesta quinta-feira (08), mais um ano de serviços prestados. Em solenidade militar realizada na sede das unidades, em Patos, foram feitas homenagens a militares que tem se destacado no cumprimento da missão de salvar vidas.

O comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, esteve presente e, além de parabenizar os 53 agraciados, lembrou da importância da descentralização dos serviços do CBMPB nas áreas de prevenção e também combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento. “Essas unidades tem trazido o devido conforto para o efetivo e o comprometimento deles para com a população no que tange ao socorro em menor tempo possível e de forma eficaz”, completou.

Comandando a 3ª Regional, que gere administrativamente o 4º BBM e mais seis unidades do Sertão, o coronel Marcelo Araújo frisou a relevância das parcerias com outras instituições públicas e a sociedade civil de forma geral, como forma de fortalecimento da corporação.

IMG 2658 1 855x570“Não conseguimos avançar sem isso”, disse, ao citar ocorrência de incêndio em vegetação que ocorreu no município de Itaporanga e contou, para o combate, com bombeiros também de Cajazeiras, Pombal, alunos do Curso de Formação de Soldados do CBMPB e voluntários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Também fazendo uso da palavra durante a solenidade, o comandante do 4º BBM, tenente coronel Saulo Laurentino, desejou a toda a tropa força para continuar firme na “nossa difícil missão de arriscar nossas vidas para salvar outras”. Ele citou, ainda, a “merecida” homenagem póstuma feita ao tenente Marleno Demésio de Lima, que faleceu em outubro em virtude de um problema de saúde.

Estrutura – Criado em 24 de outubro de 1991, o 4º BBM comemora 27 anos de atuação, tendo hoje um efetivo de 60 bombeiros, atuando em 22 municípios do Sertão do Estado. São eles: Patos, Areia Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe d’Água, Malta, Matureia, Passagem, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José de Espinhares, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira e Várzea.

Já o 3º comando regional foi efetivado em 4 de fevereiro de 2015, somando este ano três anos de existência. Ambos funcionam em uma nova sede, construída e entregue à corporação e a população pelo Governo do Estado da Paraíba, em 2017.

Bombeiros Patos

Deixe seu comentário