Compartilhe!
batalhão 1A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (14) a Campanha Novembro Azul no 3° Batalhão da Polícia Militar de Patos. A ação, marcada pela realização de diversos atendimentos em vários pontos da cidade, visa mobilizar todos os homens intensificando serviços específicos para o público masculino nesse período.
No Batalhão, a mobilização contou com atividades laboral, disponibilização de serviços em saúde entre os quais estiveram: palestras sobre câncer de próstata, pênis e direitos do homem, atendimento médico, agendamento de consultas, agendamento de exames do PSA, administração de vacinas, verificação de pressão arterial, glicemia, distribuição de panfletos informativos e orientações em saúde. Foram parceiros na atividade os profissionais das Faculdades Integradas de Patos (FIP) e  Escola de Ciências e Saúde de Patos (ECISA).
batalhão 2A coordenadora do Programa Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Patos, Danielly Figueiredo, destacou a importância da parceria com a polícia militar nesta luta  contra o câncer de próstata. “A gente trabalha em conjunto para promover informações e orientações para que os homens percam esse preconceito que se tem sobre se cuidar”, disse a coordenadora
O comandante do 3º Batalhão, TC Helder, ressaltou a relevância de eventos como esses. “Nós temos uma responsabilidade com os nossos policiais militares e nesse mês que representa o Novembro Azul, em que devemos ter uma atenção maior para os cuidados com a nossa saúde, aqui no terceiro batalhão destacando o trabalho da capitã Isabel e a equipe do Ambulatório, e esse dia é muito especial na prevenção da doença”,
A doença e tratamento
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.
Coordecom 
Deixe seu comentário