Compartilhe!

O roqueiro patoense José Everton da Silva, conhecido por Sauron, estava morando há um ano e três meses na Europa. Durante um ano ele se estabeleceu na cidade de Frankfurt, na Alemanha, onde trabalhava voluntariamente numa creche com crianças especiais. “Foi uma experiência maravilhosa. Se antes eu já gostava de criança, hoje eu sou alucinado, mas estava com saudades de Patos”, disse ele.

Sauron 9Para se manter, ele recebia uma bolsa pelo serviço voluntário que realizava, um valor que, segundo ele, dava basicamente para pagar o aluguel, aluguel que ele dividia com a namorada Lelly Lucena, que também é patoense e também trabalha com serviço voluntário na Alemanha, ajudando idosos.

Ele complementava a renda nas horas vagas trabalhando numa academia e também foi entregador de pizzas. Fazia as entregas numa bicicleta e muitas vezes debaixo de chuva e com frio de -3 graus, um desafio e tanto para um nordestino, nascido e criado em Patos, uma cidade conhecida pelo forte calor e denominada de “A Morada do Sol”.

O jovem fez muitos amigos em Frankfurt e disse que sentiu bastante ter que deixar esses amigos para voltar à sua terra: “Fiz ótimos amigos na Alemanha e quem tem amigos tem tudo. É melhor ter amigos na praça do que dinheiro no bolso. Eles ficaram tristes com a minha decisão de voltar, mas entenderam quando eu falei que tava com saudades de beber água de coco direto do coco”, brinca o músico patoense, que de fato é conhecido pela facilidade com que faz amigos por onde anda.

Sauron 7O músico chegou à sua terra-natal na terça-feira, 13, e disse que até agora não parou: “Cheguei na terça, às 17 horas, e ainda não parei. Estou rouco de tanto conversar, não tem jetlag que me faça ficar cansado. Eu voltei porque sou apaixonado por Patos.”

Ele já viajou por muitos países, mas disse que nunca encontrou uma cidade tão maravilhosa como Patos. “Desde que eu cheguei foi só festa, com meus amigos todos aqui em casa. Já comemos cuscuz, canjica, tapioca, pastel de queijo, suco de todos os sabores, um sonho! Morando na Alemanha eu percebi que o que faz o local são as pessoas e ponto turístico é só pra tirar retrato”.

O jovem é integrante de duas bandas paraibanas de  death metal, “Caverna” e  “Venomous Breath” e tem feito turnês pela Europa, em dezenas de países. O próximo projeto agora é realizar uma turnê pelo Canadá em 2019.

A chegada dele foi bastante festejada pelos amigos. O clima ainda é de comemoração.

Não dá para falar de Brasil e Alemanha, sem lembrar aquele fatídico 7 a 1 da Copa de 2014, no Brasil, e Sauron disse que, embora ele não goste de futebol, seus amigos alemães brincavam sempre com isso.

Por fim, ele manda um recado, em alemão, para os amigos que ele deixou na Alemanha:  “Danke schön für alles Deutschland!!! Ich liebe dich!”. (Muito obrigado por tudo, Alemanha! Eu amo você!)

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário