Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (20), no auditório do SAMU, a entrega de 60 aparelhos auditivos para pessoas cadastradas no Centro Especializado em Reabilitação-CER e no programa de Órteses e Próteses, desde o ano de 2015.

O evento contou com as presenças do prefeito interino, Bonifácio Rocha (PPS), do secretário de saúde, Davi Nunes, da diretora do Centro Especializado em Reabilitação, Rejane Batista Soares, além de beneficiários, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

A dona de casa, Rosana Mamede, mãe do pequeno Lázaro Mamede Bernardo, de 3 anos de idade, conta que depois que o filho passou a usar o aparelho auditivo a vida dele mudou. “Ele era agressivo e depois que começou a usar os aparelhos auditivos ele ficou tranquilo, ele hoje tem os aplicativos de bateria de teclado no celular já fazendo o uso desses instrumentos e a coordenação motora dele melhorou cem por cento”, contou Rosana.

A coordenadora do CER, Rejane Batista Soares, disse que, antes dos aparelhos, muitos dos beneficiados não conseguiam mais se socializar, até no ambiente familiar. “A importância desses aparelhos é a qualidade de vida por que muitos deles nem se socizlizavam mais com a família, com os amigos, na escola. A gente têm duas crianças que, realmente, nem queriam sair de casa pelo fato de não escutar, de ficar estresssado de não conseguir conversar com seus pais”, concluiu Rejane.

Para o prefeito interino, Bonifácio Rocha, a entrega desses aparelhos é mais gratificante do que a construção de uma grande obra. “Hoje a gente se sente muito gratificado em entregar a essas pessoas para terem uma melhor qualidade de vida. Eu me sinto muito mais realizado do que construir um prédio do tamanho do mundo por que a gente sabe que um aparelho desse vai melhorar a qualidade de vida e vai direto ao benefício da pessoa”, comentou Bonifácio.

Já o secretário de Saúde, Davi Nunes, informou que o objetivo da sua gestão é promover a qualidade de vida das pessoas. “A gente tenta num ato como esse que, aparentemente não é uma coisa tão grande, mas o relato que eu ouvi de uma mãe aqui, quebra todo e qualquer paradigma do que a gente imagina o que seja saúde. Então, nós estamos aqui, exatamente, pra isso: nosso papel vai ser, o de ouvir a comunidade, de ouvir os profissionais, tratando da promoção à saúde, da qualidade de vida, e o dano instalado nós vamos cuidar dele de forma que às pessoas possam ter sua saúde restaurada”,

O CER – Centro Especializado em Reabilitação, onde também funciona o setor de Órteses e Próteses, do Município de Patos, fica localizado à Rua Vidal de Negreiros, 299, Jardim Califórnia.

Coordecom 

Deixe seu comentário