Compartilhe!

A semana que passou foi marcada por uma grande movimentação na pista de pouso do aeroporto de Patos. Uma equipe sob o comando do diretor do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de Patos, Madiel Conserva, realizou serviços de selagem de trincas, lambreca, processo buscando melhorias. A selagem de trincas em pavimentos – como vias para pistas de pouso em aeroportos – é geralmente feita com asfaltos especiais como forma de preservar a integridade estrutural do pavimento.

O objetivo da manutenção é regularizar, limpar e fechar trincas, evitando a infiltração de água ou de material particulado. O procedimento foi devidamente especificado para adiar intervenções pesadas e de alto custo, como fresagens, recomposições prematuras e reciclagem de bases. O uso de asfaltos especiais para preenchimento de fissuras reduz a taxa de deterioração do pavimento e aumenta sua vida útil. Após o trabalho de manutenção da pista de pouso, foi realizada a sinalização horizontal e a revisão no balizamento com troca de lâmpadas.

A pista de pouso do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, logo mais receberá a visita de técnicos da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Será feita uma análise do PCN – um número que indica a resistência de um pavimento. Em inglês, PCN é uma abreviatura de Pavement Classification Number; e em português, Número de Classificação de Pavimento. O resultado mostrará a viabilidade do modelo de aeronave que a pista de pouso estará apta para receber. “Vamos aguardar o resultado. Poderemos ter novidade com a liberação da ANAC autorizando o pouso de uma aeronave de médio porte, modelo ATR 600 com capacidade de 72 passageiros”, disse o bacharelando em Ciência Política Luiz Carlos Soares.

Luiz Carlos Soares – Projeto Aeroporto Patos Reforma e Ampliação

Fotos: Madiel Conserva

Deixe seu comentário