Foto da atual situação da Barragem Capoeira, neste dia 21/11/2018
Compartilhe!

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã desta quarta-feira (21), Barragem de Capoeira para verificar a sua real situação. Na visita o blog constatou que a barragem de fato entrou no seu volume morto.

A Barragem de Capoeira foi concluída há 34 anos, no governo de Wilson Braga, em 1984. Fica localizada no município de Santa Terezinha, no sertão do estado.

Os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), do registro desta quarta-feira, dia 21 de novembro de 2018, mostram que o manancial está com 2.619.426 m³, o que corresponde 4,9% de seu volume hídrico. Lembrando que Capoeira tem capacidade de armazenamento de 53,450.000 milhões de m³.

A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já ativou o plano B, que é a captação de água do reservatório por meio da comporta de emergência.

Vale ressaltar que este ano choveu mais de 700 mm no município de Santa Terezinha. Contudo, nas cabeceiras ou nos afluentes do manancial, que ficam nos municípios Mãe D’água, São José do Bonfim e Imaculada, não choveu tanto. A barragem chegou a dobrar o seu volume em 2018, saindo de 4% para 9%, mas não foi suficiente para terminar o ano sem que entrasse no volume morto.

A nossa reportagem irá acompanhar os desdobramentos da situação desse importante manancial, que abastece às cidades de Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário