Compartilhe!
O site EPOD (Earth Science Picture Of Day) ligado à NASA publicou, neste dia 22, duas fotos feitas por brasileiros, na mesma hora em dois locais distintos da Terra.
Além de muito bonitas, as fotos nos mostram a conjunção entre Lua e Vênus de pontos de vista distintos na superfície do globo terrestre.
A primeira foto feita por Mario Freitas em Copenhagen, na Dinamarca, mostra a Lua com seu lado iluminado voltado para a direita e Vênus à sua esquerda, praticamente alinhados com o horizonte.
unnamed 1
A segunda foto, feita pelo Sandro Coletti, a partir de Curitiba, mostra a Lua bem acima do horizonte, com seu lado iluminado voltado para baixo e com Vênus acima dela.
unnamed 1 1
Graças à inclinação do eixo de rotação da Terra, o pôr do Sol nas duas cidades ocorreu praticamente ao mesmo tempo, o que possibilitou que as fotos fossem feitas exatamente no mesmo horário.
unnamed 2
A diferença de pouco mais de 90° entre as latitudes de Copenhagen e Curitiba fica claramente perceptível no na forma como essa conjunção foi vista nos dois lugares. Não eram os astros que estavam em uma orientação distinta e sim, o horizonte devido à curvatura da superfície do nosso planeta.
Mais detalhes em: Clique aqui.
Marcelo Zurita — (83) 99926-1152
APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
Asteroid Day Brasil – Coordenação Regional Nordeste
Deixe seu comentário