Os participantes da audiência
Compartilhe!
Dra. Nayhara Castro também recebeu o troféu
Dra. Nayhara Castro também recebeu o troféu

“Com a inauguração do Hospital do Bem, em setembro deste ano, houve um avanço significativo no atendimento da saúde do homem em Patos e região, isso porque o acesso aos exames, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata ficou muito mais acessível”, afirmou o cirurgião oncológico, Antônio Segundo. A fala do médico foi feita durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Patos, na noite desta sexta-feira (30), que marcou o encerramento das atividades do Novembro Azul no município. A propositura foi da vereadora Nadir Rodrigues (MDB).

Além de Dr. Segundo, também participaram da audiência a diretora geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, Liliane Sena, do qual faz parte o Hospital do Bem, o diretor clínico do Complexo, Dr. José Carletti Júnior e a oncologista, Nayarah Castro, que integra a equipe médica do hospital de oncologia de Patos e foi a palestrantes da noite.

Leudo Farias também recebeu o trofeu
Leudo Farias também recebeu o trofeu

O objetivo da audiência, além de marcar o encerramento do Novembro Azul, era promover um debate sobre a importância da sensibilização dos homens na busca do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Segundo Dr. Segundo, não é somente o urologista que deve ter especial atenção com o câncer de próstata. “O médico da atenção básica deve convencer os pacientes a fazerem o exame de toque, o PSA estarem atentos a essa questão, porque por mais que se tenha urologistas, nunca esses especialistas conseguirão diagnosticar toda essa população de forma precoce. O primeiro alerta tem que ser dado pelo clínico geral”, reiterou o médico. Ele lembrou que com o Hospital do Bem, os homens do sertão agora têm um hospital que atende câncer de próstata, inclusive nos casos que há necessidade de fazer biopsia.

A oncologista Nayarah Castro, que antecedeu Dr. Segundo nas falas, lembrou da importância da prevenção, falou sobre indicadores da doença, os tipos de tratamento e os tipos de câncer mais comuns. Ela reiterou que no Brasil, o câncer de próstata é o mais incidente na população masculina e é o segundo que mais causa mortes entre os homens. A importância da instalação de uma unidade oncológica em Patos e os serviços do Hospital do Bem também foram abordados na fala da médica que é responsável pelos atendimentos no ambulatório do hospital.

No final da audiência, o presidente da Comissão Executiva do Coletivo ‘Homens com mais vida’, José Romildo de Sousa, entregou o troféu ‘Diácono João Batista Ferreira’ aos palestrantes e integrantes da mesa da Câmara que conduziu os trabalhos. Dr. Segundo, Dra. Nayhara e a diretora do Complexo, Liliane Sena, foram agraciadas com a entrega que simbolizou o reconhecimento do Coletivo ao trabalho do Hospital do Bem. O gerente da 6ª Regional de Saúde, Leudo Farias, presente à audiência também recebeu o troféu, assim como a vereadora Nadir Rodrigues e o presidente da Câmara, Sales Júnior.

Assessoria 

Deixe seu comentário