Compartilhe!

Em entrevista exclusiva ao Blog do Jordan Bezerra, na tarde da sexta-feira, dia 30 de novembro, o pediatra Dr. Benício de Lucena conversou sobre os cuidados que devem ser adotados para a manutenção da saúde de crianças e adolescentes durante períodos muito quentes ou muito frios. Durante o diálogo Dr. Benício destacou quais as melhores medidas a serem tomadas quanto à alimentação de bebês e sobre a importância de um acompanhamento regular com o pediatra.

Dr. Benício Lucena é formado há 34 anos em Pediatria Geral. Ele cursou faculdade em João Pessoa e atende à população de Patos e região há 31 anos. Segundo o pediatra, todos os anos ele busca fazer cursos de reciclagem e procura manter uma formação continuada, para manter-se atualizado sempre. Dr. Benício falou da importância de observar a criança durante as mudanças climáticas.

“A Pediatria gira em torno dos períodos do ano. Na verdade, nós já costumamos observar que em períodos secos demais ou frios demais, os pais procuram mais os especialistas em pediatria, pois as crianças têm certa fragilidade em seu organismo. As defesas das crianças que são mais sensíveis passam a sofrer com mais intensidade”, explica o pediatra.

De acordo com Dr. Benício, é fundamental oferecer constantemente sucos ou águas às crianças para manter a sua hidratação, isso irá evitar futuros problemas de saúde.

“Neste período agora, devido à baixa umidade relativa do ar, é preciso oferecer bastante líquido às crianças, na forma de água ou de suco, além de tentar umidificar o ar dos ambientes em que as crianças passam mais tempo. Isso irá ajudar muito a combater alguns problemas”, assegura Dr. Benício.

Com relação ao tempo do aleitamento materno, o especialista falou que não há um tempo específico, mas que é importante que bebês sejam alimentados apenas com o leite da mãe até os seis primeiros meses.

“A determinação é bem clara: crianças que mamam tendem a se alimentar de forma exclusiva, ou seja, sem nenhum outro tipo de líquido, nem mesmo a água, até os seis meses de vida. A partir do sexto mês então passa-se a incluir a alimentação complementar, que no caso é a inclusão de frutas, comidinhas salgadas, e nesse período que se inclui também a água. Se você for oferecer água a uma criança que apenas mama, ela provavelmente irá recusar, pois o organismo delas não pede o consumo de água”, afirma o pediatra.

Questionado sobre a idade dos pacientes do pediatra nos dias de hoje, ele explicou que normalmente, a pediatria cuida de bebês e também de adolescentes de até 20 anos de idade, pois existem especialistas que tratam desses pacientes especificamente.

“O fundamento básico da Pediatria parte da Puericultura, que é exatamente isso, a vinda rotineiramente ao pediatra para a avaliação do desenvolvimento da criança, quanto à alimentação, crescimento e comportamento. Então nós acompanhamos até os 20 anos de idade, mas após os 15 ou 16 anos os adolescentes ficam um pouco envergonhados de vir ao Pediatra. Mas nós ficamos felizes quando eles vêm, mesmo que seja de seis em seis meses ou anualmente”, conta Dr. Benício.

O especialista falou ainda que é muito importante que as mamães procurem um pediatra antes mesmo de fazer o pré-natal, para que ele faça as primeiras orientações, e após isso elas devem fazer um acompanhamento mensal para verificar todos os sinais.

 O médico atende na Clínica Odontomédica no endereço Rua: Bossuet Wanderley, Nº 345, centro de Patos-PB. Telefone: (083) 3421- 2723.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário