Compartilhe!

A partir da próxima semana, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, vai oferecer aos pais e/ou responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita, cumprindo, dessa forma, o que determina a Lei Estadual nº 11.215. Para isso, a direção da Maternidade começou nesta segunda-feira (3) a treinar a equipe de enfermagem da unidade.

Muitas mortes de recém-nascidos poderiam ser evitadas, casos os pais ou responsáveis tivessem noção de primeiros socorros, principalmente, no que diz respeito a questão de engasgos. A proposta, segundo o pediatra e diretor geral da Maternidade, Umberto Marinho Júnior, é reciclar conhecimentos dos profissionais da enfermagem com foco nas orientações que serão repassadas aos pais dos bebês nascidos na unidade no momento da alta deles, principalmente, no tocante a manobra de desengasgo.

“Além da manobra de desengasgo, nós acrescentamos ao treinamento alguns cuidados que são importantes para aumentar a segurança dos bebês”, afirma o médico, que foi o instrutor do treinamento que aconteceu nesta segunda-feira, com uma primeira turma, e se repetirá na próxima quinta-feira (6), com os demais profissionais.

A questão da maneira correta da dormida, com o bebê de barriga para cima para evitar a morte súbita, o local apropriado que é no berço da criança, nunca na cama dos pais, orientações sobre a temperatura da água do banho, que precisa ser testada sempre antes de colocar o bebê para evitar queimaduras, e ainda sobre a forma correta de transportar os bebês em veículos, sempre em cadeiras especiais, no banco traseiro e na posição voltada para o vidro traseiro e também sobre os cuidados na hora da troca de fraldas, onde ocorrem muitos acidentes com quedas, foram também abordados no treinamento.

“Aproveitamos a capacitação para ampliar as orientações de acidentes previsíveis, indo além do que exige a Lei, de forma que, já a partir da próxima semana, poderemos introduzir na nossa rotina essa prática de orientar os pais no momento da alta”, afirma Dr. Umberto. Com essa iniciativa, a Maternidade de Patos se adéqua à Lei e passa a disponibilizar, pioneiramente na rede pública, essas importantes orientações aos pais.

Assessoria 

 

Deixe seu comentário