Adolescente usou um facão e uma marreta para matar o pai, em João Pessoa — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Compartilhe!

O homem morto por um adolescente, na tentativa desse de defender a mãe de agressões, na noite desta terça-feira (4), em João Pessoa, agredia também os dois filhos, conforme informado pela promotora da Infância e Juventude, Ivete Arruda, em entrevista ao G1, nesta quarta-feira (5).

Segundo a promotora, o adolescente de 16 anos confessou que matou o pai durante uma oitiva informal, realizada no Ministério Público da Paraíba. A mãe dele e o irmão mais velho, que foram declarantes, confirmaram o depoimento do rapaz.

De acordo com a promotora, eles relataram que o irmão mais velho passou no vestibular, mas trancou o curso. “O pai nunca deixou o menino em paz, ele sempre menosprezava, humilhava. E o menino trancou o curso para poder ficar mais perto da mãe, achando que a presença dele em casa iria inibir a agressividade do pai. Deixou de trabalhar para ficar perto da mãe”, explicou.

A profissional declarou que a mãe dos rapazes contou que não esperava que o filho mais novo reagisse dessa forma ao ver a agressão. “A coisa já é tão antiga, tão comum, que ela esperava que terminasse como sempre. Ela sendo agredida, humilhada e ele ir dormir. Não esperava que o filho tomasse uma posição em defesa dela daquele jeito”, pontuou.

De acordo com a perita do Instituto de Polícia Científica (IPC), Amanda Melo, que foi até o local do crime, a casa da família, no bairro de Paratibe, o adolescente usou um facão e uma marreta para matar o pai. No MPPB, o adolescente foi avaliado por um psiquiatra e, assim como a mãe, recebeu atendimento médico.

Pai e filho

Conforme a promotora, os depoimentos indicam que o adolescente está no 3º ano do ensino médio e tem bons antecedentes. “Bom aluno, estudioso, não é usuário de drogas. É um menino focado, tem o objetivo de crescer para ajudar a mãe financeiramente”, ressaltou.

A integrante do MPPB salientou que, em relato, a família informou que o pai era alcoólatra. “A fala é do filho, confirmada por ela, que ele usava [medicamentos] psicotrópicos, porque tinha prescrição de tarja preta para inibir o uso de álcool. Só que ele usava concomitantemente, e o uso de álcool associado com medicação acho que potencializava o efeito”, disse.

Ela também pontuou que os depoimentos indicam que o filho era ligado ao pai. “A fotografia de WhatsApp dele é ele com o pai, o pai ia para os bares ele ia atrás para tentar tirar o pai da bebida. Infelizmente foi muito triste. Disse que a família inteira sabia do comportamento dele, razão porquê eles não eram próximos”, lamentou.

Eles sempre souberam de tudo’

De acordo com a promotora, a mãe relatou que nunca havia denunciado o companheiro por medo e que ele já havia tentado matar o pai dela.

“Ela, além de medo, que ela tinha muito, o amava. Mas eles [os filhos] sempre souberam de tudo, ela nunca filtrou nada deles. Eles sabiam que ele era extremamente neurótico, que ela era emocionalmente perseguida”, disse.

“Mas nada disso tira dele a responsabilidade de ter matado o pai. Ele sabe disso. Ele disse que nunca pensou em matar o pai, mas que não teve outra alternativa, porque achava, ainda acha, que a ausência do pai vai livrar a mãe do sofrimento”, pontuou.

De acordo com a juíza Antonieta Maroja, da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, a questão sobre onde o adolescente deve permanecer durante as investigações e enquanto aguarda julgamento ainda não tinha sido avaliada até as 15h55 desta quarta-feira (5).

A Delegacia de Homicídios de João Pessoa declarou que a equipe havia mudado e, por isso, não podria informar se os envolvidos já haviam sido ouvidos.

Entenda o caso

Segundo a perícia, o adolescente contou que o pai chegou bêbado em casa e começou a bater na esposa e discutir com ela. Então, o adolescente tirou o pai de perto da mãe e o levou para o quarto.

Em seguida, o rapaz foi para outro quarto, quando ouviu novamente o pai discutir com a mãe. A partir do momento em que percebeu a agressão, ele pegou o facão e uma marreta e atingiu o pai, que morreu no local.

 

G1 PB

Deixe seu comentário