Imagem: Mistérios do espaço
Compartilhe!

Um incrível fenômeno astronômico aparecerá no céu para observamos nos próximos dias. O eclipse lunar total acontecerá na madrugada do dia 21 de janeiro e será visível em todo o território brasileiro. O fenômeno será acompanhado por uma Superlua – o momento em que o nosso satélite natural entra em seu perigeu, ou seja, chega no ponto mais próximo com a Terra.

Estando a incríveis 364 mil quilômetros da Terra em seu perigeu, a Lua poderá ficar até 14% maior e 30% mais brilhante no céu. Na mesma noite, quando ela chegar em um certo ponto da órbita terrestre, nosso planeta se alinhará entre entre o Sol e a Lua e projetará sua sombra na superfície do satélite – fazendo com que a Super Lua Cheia fique escura algumas horas.

A superlua será visível desde o nascimento da Lua às 18h50min (ainda dia 20), quando o nosso satélite natural ficará até 14% maior e 30% mais brilhante. O eclipse, por outro lado, só inicia às 1h37min (21) no horário de verão, onde a Lua comerá a entrar na sombra da Terra. Às 3h12min o eclipse chegará em sua totalidade e às 5h48min o fenômeno enfim finaliza.

Acréscimo da Folha Patoense: A Associação Paraibana de Astronomia (APA) está organizando uma observação por telescópios do eclipse lunar a partir do Casarão do Jabre, em Maturéia, município da Região Metropolitana de Patos. Em breve traremos mais informações.

misteriosdoespaco.blog.br com Folha Patoense

 

 

Deixe seu comentário