Compartilhe!

Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, em menos de 72 horas, dois partos dentro da viatura, na cidade de Campina Grande. As ocorrências foram registradas na madrugada de segunda-feira (07), às 2h15, e na noite desta quarta-feira (9), às 20h. As parturientes e os bebês passam bem.

Conforme o cabo Itamar Ferreira da Silva, que comandava as guarnições e também tem formação em enfermagem, nos dois casos as pacientes foram pegas em casa, no bairro Acácio Figueiredo, e deram à luz enquanto estavam sendo transportadas para o hospital. A primeira, Fernanda Pereira da Silva, 28 anos, “sentia muitas dores, vindo a ter o bebê quando estávamos na Avenida Brasília, no bairro do Catolé”.

guarnicao do corpo de bombeiros em CG realiza dois partos (1)Segundo o cabo, foi feito todo o manejo para saída do bebê, a aspiração das vias aéreas do recém-nascido e também as condutas corretas de estabilização da paciente até a chegada ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (o Isea). No caso mais recente, às 20h desta quarta-feira (9), Josinete Nascimento, 21 anos, também deu à luz dentro da ambulância quando a guarnição a transportava para a maternidade.

Foi realizado o mesmo atendimento, segundo o militar, auxiliando o parto dentro da viatura – estabilizando a paciente e a filha e as deixando em segurança na unidade hospitalar. “Foi uma experiência única, pois em 12 anos nos bombeiros e apesar de ser da área de saúde, eu nunca tinha conduzido um parto”, contou Itamar, ao acrescentar que na profissão se depara muitas vezes com situação de mortes “e quando vem uma ocorrência dessa natureza, de ver uma vida nascer, a gente acaba se renovando”.

paraiba.pb.gov.br

Deixe seu comentário