Compartilhe!

Em sua primeira partida válida pelo Campeonato Paraibano 2019, o Esporte de Patos tenta às 16h deste domingo, 13/1, no Amigão, em Campina Grande, quebrar um tabu histórico de nunca ter vencido o Treze jogando na Rainha da Borborema, em jogos oficiais do Campeonato Paraibano de Futebol.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, junto aos portais acervodigitaldofutebolparaibano.blogspot.com e globoesporte.globo.com/pb e golaberto.com.br, o duelo entre as duas equipes já se realizou 75 vezes, com ampla vantagem para o Galo da Barborema.

São 54 vitórias do Treze, contra apenas 5 do Esporte e 16 empates. O duelo aponta ainda 40 gols marcados pelo Esporte e 160 pela equipe trezeana, o que corresponde à média exata de 4 gols do Treze para cada gol assinalado pelo Esporte.

“Desde a primeira participação do Esporte em um Campeonato Estadual, já são 54 anos e em dezoito edições do Campeonato Paraibano o confronto não aconteceu. A estatística só não inclui os resultados de 1971 e 1972, devido à falta de registro de resultados referente as duas edições”, disse Genival Junior, que é comentarista esportivo e responsável pela pesquisa.

Ainda de acordo com o INPPE, a maior goleada do Treze sobre o Esporte foi 8×0, no Campeonato Paraibano de 1973. Já o Esporte, venceu suas cinco partidas nos estaduais de 1973; 1993; 1998; 2007 e 2012, todas em Patos, mas não aplicou nenhuma goleada no rival.

“Também não estão incluídos na pesquisa, resultados de jogos amistosos e torneios não oficiais realizados pelos dois clubes”, complementou o jornalista Genival Junior.

Jogando como visitante, o Esporte enfrentou o Treze em 37 oportunidades, perdendo 34 vezes e empatando 3. Em Campina Grande, o treze marcou 92 gols enquanto o Esporte balançou a rede em 14 oportunidades. Nos confrontos realizados em Patos, são 20 vitórias do Treze, com 68 tentos anotados. O Esporte foi vitorioso em cinco partidas e marcou 26 gols. 13 dos 16 empates na história do confronto, aconteceram no estádio José Cavalcanti.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário